Humanização avança em Itaboraí-RJ
A Secretaria Municipal de Itaboraí (SMS) realizou nos dias 17 e 18 de julho, o Seminário Municipal de Humanização. O evento reuniu cerca de 350 pessoas, entre: gestores, trabalhadores e apoiadores do SUS.
O objetivo do evento é garantir uma relação interfederativa com da participação da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ) e a Política Nacional de Humanização (PNH).
O coordenador da PNH, Fábio Alves, esteve presente e produziu a interlocução com o Município e com o grupo de Assessoria de Humanização da SES/RJ.
“É necessário assumirmos a radicalidade da produção coletiva para que haja uma definição metodológica do Seminário. Esse é um belo movimento pedagógico. Fizemos um passeio por essas discussões, problematizando os temas das mesas e facilitando os trabalhos em grupos," pontuou Alves.
Segundo o coordenador e assessor do gabinete da SMS de Itaboraí, Wagner Sousa, o seminário foi uma oportunidade para sensibilizar os trabalhadores da região e teve a participação de diversos setores da saúde, além disso, ele enfatiza a vinda de trabalhadores de cidades vizinhas em busca de melhorias para o SUS. “O seminário buscou produzir a humanização de forma a sensibilizar e responder aos anseios do município, essa articulação partiu da construção coletiva dentro de nossos grupos te trabalho. Estamos felizes com os resultados de um projeto de humanização que nasce no seminário e já se estendeu como uma grande rede de possibilidades graças a participação de tantos gestores e trabalhadores,” afirmou .
Sobre a presença do coordenador da PNH no encontro Wagner Sousa completa: “A presença do Fábio abalou as estruturas de nosso trabalho. Vi trabalhadores vibrantes com a perspectiva em humanizar nossa região. A PNH consegue reencantar os trabalhadores sobre uma perspectiva de SUS humanizado e efetivo. Encontramos o caminho para traçar um novo tempo na saúde pública.”
A PNH faz uma avaliação muito positiva do Seminário e acredita na continuidade de Apoio Institucional fortalecendo cada vez mais o trabalho da Humanização local.
Por fabiobhalves
Olá pessoal.
VIVA Itaboraí. VIVA A Humanização em Itaboraí …
… produzimos um super e profundo movimento, com muita participação, na relação intensa de encontro, pactuação interfederativa, produzindo conhecimento, desconstruindo discursos, rompendo nossas próprios expectativas …
… fomos num bom zig-zag propondo e ofertando novas sínteses, reconstituíndo nossos lugares, produzindo novos tempos em Itaboraí …
… um Coletivo forte e audacioso, deixando vícios artificiais, recolocando outra energia na intervenção …
É preciso registrar minha admiração por este processo e pelas pessoas que na agenda produziram: Miguel Maia, Tatiana Clarkson Mattos, Leda Amar de Aquino, Andreia Thurler, Luana da Silveira, Dani Moreira, Camila Grotz e Elmar.
Para Wagner Souza, uma saudação especial pela aposta na VITÓRIA!!!
Enfim … tão pouco consiguirei expressar em palavras o forte MOVIMENTO…
Saudações de Fábio BH Alves e até a VITÓRIA!!! (Coordenador da PNH)