Produção da nova Cartilha de Acolhimento da PNH está a todo vapor
Na última segunda-feira (18), reuniu-se em Brasília o grupo de consultores da Política Nacional de Humanização(PNH), que atuam como Matriciais nas Diretrizes de Acolhimento e Ambiência: Elaine Lopez, Eliane Benkedorf, Olga Matoso, Carlos Gama, Ana Paula Silva, Andreia Thurler, Marilene Wagner e Jimeny Santos.
O objetivo do encontro foi produzir uma revisão da atual cartilha de Acolhimento da PNH, foram discutidos os encaminhamentos da produção da nova cartilha com esse tema, a ser lançada ainda em 2014.
“O encontro nos auxiliou muito a definir os principais debates políticos envolvendo o tema, os próximos passos para concretizar a escrita, definir as pesquisas e as datas para os encontros virtuais que iremos fazer com objetivo de finalizar o material,” afirmou a apoiadora da PNH, Jimeny Santos.
Histórico-Publicações Acolhimento
Há pouco mais de dois anos houve um movimento importante no Ministério da Saúde(MS), mais especificamente envolvendo a Secretaria de Atenção à Saúde(SAS), para a produção de um Manual para a implantação de Acolhimento com Classificação de Risco. No entanto, esta produção encontrou algumas dificuldades, e ainda não está finalizada.
Nestes últimos 10 anos de Política Nacional de Humanização, a discussão sobre o tema do Acolhimento se intensificou significativamente, e atualmente ocorre de forma bastante diversificada em todo território nacional.
O grupo está comprometido em reformular a escrita da cartilha de Acolhimento, trazendo debates atuais para compor as discussões e contribuir com a construção do Acolhimento nos serviços de saúde do SUS.
Por fabiobhalves
Olá pessoal.
Este tema tem grande valor para a PNH e pelas demandas surgidas nos territórios. A diretriz "Acolhimento" foi central nos vários debates da Semana Nacional de Humanização.
Identificamos que o "Acolhimento" vem sido experimentado e enriquecido nos seus próprios conceitos, diversificando os modos de organização e gestão nos serviços de saúde, interferindo profundamente nos processos de trabalho.
O grupo de trabalho da PNH que atuam como Matriciais nas Diretrizes de Acolhimento (Elaine Lopez, Eliane Benkedorf, Olga Matoso, Carlos Gama, Ana Paula Silva, Andreia Thurler, Marilene Wagner e Jimeny Santos) está sensível a estas questões, marcado pela vivência de Apoio e a forte transversalidade que o tema induz.
Podemos marcar algumas questões em debate sobre o Acolhimento e perspectivas para novas compreensões:
– arranjo organizado nos serviços que possibilita novas ofertas assistenciais a partir de reconhecer novas necessidades em saúde;
– análise e indução de agenda para o trabalho multiprofissional;
– problematizar e avaliar as ações e programas em desenvolvimento;
– articulação necessária da demanda não programada com a Rede de Atenção em Saúde local – regional;
– espaço de ampliação da escuta que produz vínculo e responsabilização das equipes e serviços de saúde;
– entre tantos outras compreensões.
Aguardamos com apreensão a produção da nova Cartilha, respeitando as reflexões anteriores e entendendo que o material abre o debate com Usuárixs, Trabalhadorxs e Gestorxs.
Estamos considerando, portanto, atualizar as produções da nossa política, no sentindo de contextualizar a Gestão Editorial da PNH, revendo os temas e ampliando com novas temáticas.
Saudações de Fábio BH Alves e até a VITÓRIA!!! (Coordenador da PNH)