Droga, repensar!
Encontro em Santa Maria, neste momento, dia 13/11, 15h, em curso promovido pela FASE/RS, em discussão sobre "drogadição e a tragetória de atos infracionais", onde foi produzido o texto síntese abaixo:
O uso de substâncias psicoativas na adolescência origina-se na curiosidade, através do meio em que eles vivem, como forma de aceitação no grupo (muitos são intimidados a experimentar, coagidos), também como desafio e fuga. Está relacionado com a forma como se estrutura o meio social e familiar.
Como plano terapêutico para reinserção dos adolescentes na sociedade, pode-se tratar a abstinência, associando tratamento medicamentoso, acompanhamento psicológico, grupo de ajuda mútua para os usuários e familiares, e acompanhamento por profissionais especializados. Resgatar os valores positivos da vida e ajudá-los a construir projetos novos, através da conscientização dos mesmos e familiares para outras formas de existência.
O uso de drogas causa tristeza, ansiedade, impotência, angústia, frustração, pena, desalento etc, nos usuários, familiares e sociedade.
De uma forma geral, as drogas estimulantes são uma forma de encarar as exigências que temos que responder, na sociedade de hoje; as drogas depressoras dão prazer porque afastam as sensações desagradáveis, a insônia e a depressão; e, as drogas perturbadoras confundem o SNC, alterando-o, modificando a percepção, podendo ser alucinógenas.
Em vista disso, é fundamental considerar o problema em toda sua complexidade, vendo o adolescente como um ser biopsicossocial, investindo-se em políticas públicas de formação de redes.
Obs: O texto refere-se ao atendimento dos adolescentes privados de liberdade no CASE/SM, tendo sido produzido coletivamente pelo grupo em exercício de protagonismo.
Por: Marta Hartmann, Rosane, Haroldo, Hadylson, Marilene, Ana, Daniele, Fabiano Cramer, Inácio, Jana, Rosemara (e Júlia), Leila, Vera Romano.
Vídeo:
Link do encontro anterior:
Utilizados os textos postados na rede, como complementação nos debates (obrigada aos autores!) – Links:
https://redehumanizasus.net/node/5392
Link:
portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/A%20politica.pdf
Luciane Martins
Apoiadora Institucional da PNH
Por Luciane Régio
Pessoal do CASE/SM-RS, fico emocionada cada vez que encontro com vocês! Vejo o brilho nos olhos quando se trata de lutar pelos "guris", e quantas falas, experiências!! Parabéns! Vamos ver se da próxima vez alguém se habilita a criar um post? A Rosane já fez seu login hoje, bem-vinda! Muitas conexões, redes…
Abraços a todos,
Luciane
(Ps: estou sem as fotos agora, mas postarei em breve)