Gestão colegiada: um espaço de participação e de tensionamentos
O colegiado gestor do HILP, um grupo constituído por representantes de trabalhadores dos diversos setores/áreas de serviço, e de gestores do hospital, criado em 2012, se reúne na última quinta-feira de cada mês, no intuito de compartilhar/problematizar as demandas do hospital, para coletivamente buscar as mudanças necessárias, numa perspectiva de melhorar o funcionamento e a qualidade do atendimento, rompendo com a forma verticalizada e fragmentada de tomadas de decisões.
A pauta é construída coletivamente, por meio de escuta realizada entre os trabalhadores e usuários. Os problemas que vão além da capacidade de resolutividade dos supervisores de áreas são levados para discussão no grupo.
Ontem (25), aconteceu a reunião do mês de setembro, com uma agenda recheada de demandas. Foi um encontro bastante participativo, porém algumas questões discutidas foram alvo de muito tensionamento entre os participantes. Apesar das polêmicas e tensões, questões/propostas importantes foram encaminhadas para as mudanças necessárias.
O clima de tensionamento do encontro revelou que nem todos os trabalhadores estão preparados para trabalhar com conflitos. Um analisador que sugere um olhar mais ampliado sobre as relações de trabalho no cotidiano do hospital.
Sabemos que o conflito está presente em todos os espaços coletivos de trabalho, entretanto, é importante saber lidar com eles, no sentido de humanizar as relações, fortalecer um ambiente colaborativo e produtivo de cuidado.
Entre os encaminhamentos demandados no encontro, o destaque é a criação do Núcleo de Educação Permanente-NEP, na direção da qualificação dos trabalhadores e transformação das suas práticas de cuidado e de gestão.
Por MAURICELIAVIEIRA
Uma ótima iniciativa, tendo em vista que democratiza o processo de tomada de decisões, assim atribuindo poder à todos que estão de certa forma ligados as problemáticas do Hospital. Dessa forma contribuindo para uma gestão de qualidade.