ADOLESCÊNCIA: PASSAPORTE PARA A VIDA ADULTA.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE HERVAL D´OESTE – SC
ESTRATEGIA SAÚDE DA FAMÍLIA SÃO JORGE.
ADOLESCÊNCIA: PASSAPORTE PARA A VIDA ADULTA.
AUTORES: Alice Vanazzi, Lucivani Aparecida Galvan Camargo, Daniely Cristina Ratti, Eliane Socha, Rosenilde Pedroso, Leticia Fuga Varella, Sofia Soares, Carlos Andre Lemos, Fernando Herrmann, Maicon Ribeiro, Daiane Correia Bazzi.
Introdução
O bairro são Jorge, a qual a Estratégia da Saúde da Família está inserida, apresenta graves problemas quanto as condições sociais, de educação, saúde e renda, possui em sua maioria uma população jovem (adolescentes) apresentando alto indice de uso e comercialização de drogas e alccol, gravidez precoce e evasão escolar. Elaborou-se então este projeto com o objetivo promover uma reflexão a cerca de onde vivem e tornar-se sujeitos.
Objetivos
* Intensificar os laços dos adolescentes com a Estratégia Saúde da Familia.
* Auxiliar no desenvolvimento do ser adolescente como sujeito.
*Contribuir, junto ao adolescente, á família, á comunidade, com a discussão sobre esta fase e suas respectivas participações nesta construção.
Metodologia
O Projeto vem sendo desenvolvido semanalmente, todas as quintas-feiras no periodo da tarde, na própria unidade, com interação de toda a Equipe da Estrategia Saúde da Familia á adolescentes de 09 a 14 asnos de idade, ambos os sexos.
Apontamos a educação em saúde e a teorica de Enfermagem Dorothea Orem, como nossas principais diretrizes, para o desenvolvimento deste trabalho.
Os assuntos são abordados através de palestras, filmes, e conversas com trocas de experiência. Alguns temas ja abordados são virgindade, mestruação, puberdade, ações de controle da dengue, cuidado com os dentes, prevenção ao uso de alccol e drogas, data comemorativas como o dia da criança.
Após as atividades da Equipe da Estratégia da Saúde da Familia á tempo destinado a aprendizagem e desenvolvimento da Capoeira com professor específico.
A proposta é manter os encontros semanais por tempo indeterminado, mesclando os assuntos e observando as necessidades dos adolescentes.
Resultados até o momento.
* Interação e confiança adolescente/profissional.
* Vínculo unidade/adolescente.
* Interção adolescente/comunidade.
* Adoção de hábitos saudáveis.
* Participação/assiduidade dos adolescentes.
* Melhora da auto-estima e higiene.