É com imensa satisfação que anuncio o início das atividades da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade no Estado do Tocantins. De início temos quatro categorias profissionais contempladas: enfermagem, odontologia, psicologia e serviço social. Esta residência se faz totalmente embasada na Política Nacional de Humanização e na Estratégia Saúde da Família. É um grande desafio. E tem sido extremamente rico fazer parte desse momento histórico. E vale a pena ressaltar a presença do dr. Dário Pasche, o qual proferiu a aula inaugural da residência, acompanhada atentamente e na íntegra por muitas pessoas do município e do estado. Agora… espero contarmos com o apoio e colaboração de todo mundo do país inteiro… a roda está aberta… participem conosco!!!
Abraços
Sérgio
19 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por Ademarina
Caro Sergio,
A Secretaria Municipal de Saude de Manaus está firmando um termo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Amazonas e em conjunto elaborando um projeto de acordo com a Portaria 1802 para 2010 no âmbito da Estratégia Saúde da Familia e pretendemos incluir parametros da PNH.
Gostaria de saber como foram essas articulações no Tocantins?
Ademarina
Apoiadora da PNH/Amazonas
Por Sérgio Aragaki
Olá, Ademarina!
Aqui não somente incluímos mas estamos tentando transversalizar, de fato, a PNH em toda a formação d@s residentes.
Creio que a melhor pessoa para responder para você a respeito é a profa. Christine, uma vez que ela é a coordenadora da Residência Multiprofissional pela universidade. E ela certamente entrará em contato com vc.
O que digo de antemão é que a residência aqui foi proposta e é coordenada pela Universidade + Secretaria Estadual de Saúde, com a valiosa colaboração da Secretaria Municipal de Saúde. Iniciamos há um mês com 24 residentes divididos em quatro categorias profissionais: Enfermagem, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. A proposta é que sejam maximizadas as atividades interdisciplinares (e sempre em busca e efetivando a transdisciplinaridade). Neste primeiro mês tivemos as disciplinas "Processo de Construção do SUS" e "Múltiplas relações profissionais e suas implicações éticas". Ainda teremos nesse ano as conclusões das disciplinas "Introdutório em Saúde da Família" e "Práticas Educativas", esta última baseada na Educação Popular. E, como disse, a PNH está presente em todas elas.
Espero que essa pequena pincelada já dê alguma ajuda. E em breve tenho certeza que a Christine entrará em contato.
Se quiser me escrever (aberto a outras pessoas que lerem o post): [email protected]
Abraços,
Sérgio
"Olhar é olhar na altura dos olhos"
Por Ademarina
Olá Sergio, Obrigada pelo retorno.
Então…A primeira reunião(atrasadérrima pois o projeto deverá
ser entregue até 15/01/10)ocorreu na UFAM no dia 03/12/ com a Coordenação Medicina.O grupo é formado por 02 professores candidatos à tutoria,alguns acadêmicos candidatos a monitores,assim como representantes da Divisão do Planejamento da SEMSA e Programas Estratégicos,além de um médico q é professor da universidade,atua na ESF e é candidato à preceptoria.Eu represento a Gerência de Educação na Saude Semsa,
Percebemos no decorrer da reunião uma oportunidade de incluir parametros da PNH nesse projeto afinal uma das apostas da PNH é a aproximação da academia x serviços e não podemos desperdiçar esse canal .Ensaiei uma fala sobre a temática,mas é assunto muito vago para o grupo com exceção do médico q atua na ESF q tem uma visão de clinica ampliada e é entusiasta do SUS.
Mandei um e-mal para a Cleusa q é coordenadora da CTH em São Paulo e outros comp@s,inclusive o Dário.Estamos aguardando sinal de fumaça.
Será muito importante o contato da Prof Christiane para compartilhar a experiência em andamento,uma vez q sentimos o Grupo aberto a essa transversalização q a PNH propõe.
Temos q investir,não é?
Se quiser conversar mais vou inclui-lo na roda de discussão q estamos formando [email protected]
À proposito,recentemente o pessoal da Saude do Trabalhador de Tocantins esteve aqui em Manaus na IV Oficina Saude do Trabalhador e PNH.Foi tudo de bom…
Eu estive em Tocantins na III Oficina q tbém foi 10!!!
Abs,
Ademarina
Professor Sérgio,
Estamos muito felizes por essa residência, pois temos aprendido
muito nestes dias, não só sobre o SUS, mas principalmente sobre a PNH e como
temos um papel fundamental nesse processo de construção desta política que
com certeza trará muitos frutos para o Estado do Tocantins, queremos fazer
parte desse momento histórico.
Obrigado por tudo que tem nos ensinado neste dias e nos proporcionado
um visão ampla do que é ser ético, humano e excelente profissional.
Abraço
Olá Sérgio! É muito bom ver um curso nascendo com essa proposta/propósitos! Se não me engano, você esteve conosco nas rodas de residentes/aprimorandos que fizemos no 2º Humanizasus, e este fato, por simples que possa parecer, é bastante significativo! Toda sua preocupação em antever os desafios/ dificuldades que temos em nossos programas de especialização em serviço. Que vocês possam contruir juntos uma excelente curso!
Carolina Camilo Correia Enfermeira. Aprimoranda em Saúde Coletiva. Hospital das Clínicas da FMUSP. São Paulo/SP.
Por Sérgio Aragaki
Olás, Ademarina, Dilce e Carolina!
Permitam-me responder às três em um só post…
O trabalho que temos feitos juntos creio que tem produzido bons caminhos para todos nós, para além dos frutos que já estamos colhendo.
E aqui já temos três possibilidades de novas conversas: Carolina (que conheci no Seminário HumanizaSUS), Dilce (que é uma de nossas residentes) e Ademarina (que está participando da construção da residência no Amazonas). E vamos tecendo e fortalecendo nossas redes…
É claro que a gente também vai conversar via e-mails ou por outras redes… ([email protected]) mas fica aqui mais algo que temos aprendido: a inclusão dos diferentes atores.
Creio que a maneira como vocês estão construindo no Amazonas já mostra um bom começo. Ter pelo menos um médico que batalha em prol do SUS nesse grupo é fantástico. Entre nós temos também uma médica, preceptora da residência, que é também coordenadora do curso de Medicina aqui na UFT (universidade federal). E tem sido muito rico e desafiador deixarmos de brigar contra @s médic@s, entender o processo histórico no qual estão inserid@s e incluí-l@os em nossa luta. Chega disso de dizer que o sistema não funciona e que a culpa é d@ outr@ profissional!!!
Juntos, pessoas das diferentes categorias profissionais muito temos aprendido uns com os outros. E estamos aí para trocarmos nossas experiências.
Abraços,
Sérgio
"Olhar é olhar na altura dos olhos"
Hoje após pouco tempo de aula consigo ter muito claro a importância de deixarmos de apontar os erros e começar a tecer soluções, pararmos de encontrar dificuldades para colocar novas formas de ver, tornando nos ativos neste processo e não apenas o "dedo que aponta". É dever nosso buscar melhorias e começar a nos responsabilizarmos por todo o sistema, não apenas a um fragmento.
Raphaella Pizani
Por Sérgio Aragaki
Pois então… novo ano… muitos desafios e muitos movimentos para superá-los!!!
Os residentes já estão nas USFs! E é surpreendente o que estão fazendo e o que já fizeram em tão pouco tempo: gerando estranhamentos diante do conhecido; possibilitando e articulando processos de ressignificação; criando, propondo e circulando novos sentidos para o "já visto" e "já vivido"; agindo e sustentando movimentos, transformações, potencialidades em si mesmos e em outros; resgatando potências e abrindo espaços para devires; constituindo espaços de conversação, de negociação, de co-construção e de co-responsabilizando entre trabalhadores, trabalhadores e usuários, trabalhadores e outros atores sociais da rede; constituindo e fortalecendo redes intersetorias… e tantas outras coisas mais.
É emocionante e surpreendente.
Saludos!!!
Sérgio
"Olhar é olhar na altura dos olhos"
"Não há nada que resista a uma idéia cujo seu tempo chegou…" (autor desconhecido)
Tem sido essa a primeira impressão no início dos nossos trabalhos nas USF’s. Pois esse é o momento da implementação de novos modos de produzir saúde e os trabalhadores por fazer parte dessa lógica da PNH, no que tange a valorização dos diferentes sujeitos – parecem ter curiosidade sobre essa nova política (PNH).
Raylon M. Maciel – Psicólogo Residente – Tocantins
Por Sérgio Aragaki
Gostaríamos de agradecer o apoio direto que temos recebido de algumas das pessoas que estão à frente da PNH no Ministério da Saúde: Dário Pasche, Teresinha Moreira, Vera Figueiredo, Cleusa Pavan, Serafim Barbosa e Simone Paulon.
Também somos gratos a tantas outras pessoas aqui não explicitadas do MS, de outras instituições, de Palmas e de outros lugares do país.
Cada um tem contribuído, dentro de suas possibilidades e de sua maneira para a construção coletiva desse projeto em andamento.
Arigatô! Gracias! Merci! Danke! Thanks! Obrigado!
Sérgio
"Olhar é olhar na altura dos olhos"
Caro Sergio
Que boa esta parceria da proposta da residênica com a PNH e ESF. Temos muito o que aprender com esta experimentação. Desejamos sucesso e conte conosco.
Abraços
Annatália
Por Sérgio Aragaki
Olá!
Muito obrigado. Temos enfrentado grandes desafios. E felizmente temos contato com a colaboração e o incentivo de muitas pessoas valiosas. Estamos também sempre à disposição para novas co-construções.
Abraço,
Sérgio
"Olhar é olhar na altura dos olhos"
Só posso falar parabéns pra nós todos, professor: aqueles que acreditam, aqueles que acreditam e fazem alguma coisa e aqueles que esperam ver um SUS forte, funcional, quase livre de críticas(torcedores a favor,ou contra ou indiferentes)…ENFIM,PARABÉNS pro nosso TOCANTINS que está passando do idealizado pro concreto no ritmo bem estruturado de uma política que só tende a dar certo…PARABÉNS PRA HUMANIZAÇÃO.
Por Sérgio Aragaki
Então, Vinicius… estamos em movimento. Precisamos sempre nos organizar, juntar forças e ir incluindo mais e mais pessoas nessa concretização de nossos ideais.
Abração,
Sérgio
"Olhar é olhar na altura dos olhos"
Por CLEUSA PAVAN
querido Sérgio,
que beleza de conquista!!!!Vc pode ter uma idéia do quanto estou feliz com ela!!!E pensar que foi quase ontem o nascedouro do Projeto. Toda força, de longe e de perto se for preciso tb! Estou agora na coordenação do coletivo de SP e acabo de fazer uma articulação da PNH com o Pró-Saúde da PUC-SP que promete muitos bons frutos.
Vamos trocando, pois a proximidade da experiência é enorme.
gde beijo, Cleusa
Por Sérgio Aragaki
Eita, Cleusa!!!
Quanta saudade… que bom ter notícias suas…
Então, a gente continua se movendo, enfrentando os desafios, apostando e criando em outras formas de fazer Saúde. Tem sido extremamente o processo de trabalho da Residência, dos residentes. Muito barulho, muita coisa boa acontecendo.
E vamos conversando sim. Partilhando e fortalecendo os trabalhos pelo Brasil. É muito trabalho, muitos desafios, mas é muito rico, muito potencializador!
Bjs,
Sérgio
"Olhar é olhar na altura dos olhos"
Bia Araujo Araujo
Sergio,
Nossa residência já esta entrando no nono mês, e posso afirmar que estamos produzindo um excelente caminho. Os primeiros meses nos apropriamos de conceitos e visualizamos uma outra forma de interagir, com as nossas rodas de conversa, encontros, o que nos transformou enquanto pessoa, pois aprendemos a nos responsabilizar e nos implicar nos procesos de saúde, de trabalho. Através das nossas experieêcia nas ESF, com aporte teórico da PNH, penso que já estamos semeando mudanças na atenção a saúde no Tocantins.
Bia Araujo
Olá queridos
eu vi o seu perfil hoje e algo sobre você me motivou a se comunicar com você, eu tenho algo especial para compartilhar com você, e para enviar mais das minhas fotos para você.
Contacte-me por e-mail,
[email protected]
Hello Dear
i saw your profile today and something about you motivated me to communicate with you, I have something Special to share with You, and to send more of my pictures to you.
Contact me via email,
[email protected]
Por Sérgio Aragaki
Olás!
Como tinha anunciado anteriormente, demos início à Residência Multiprofissional em Saúde, à luz da PNH e da ESF. E tem sido muito instigante. A possibilidade de diálogo, encontros, conversas, rodas tem sido um exercício cotidiano. Sermos nós mesmos sujeitos de nossas proposições não têm sido fácil não. Mas têm sido extremamente rico e potencializador.
Saludos,
Sérgio
"Olhar é olhar na altura dos olhos"