Psicologia e Políticas Públicas – transmissão on line pela RHS nos dias 13 e 14 de novembro

19 votos

100714.jpg

 

O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro convida todos os psicólogos e psicólogas e estudantes para participar do

III Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas e IX Seminário Regional de Psicologia e Direitos Humanos: Participação e Garantia de Direitos – O que a Psicologia tem a ver com isso?

O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro no auditório 91 do 9º andar da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – campus Maracanã.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas no próprio local do evento. Os primeiros 400 participantes que realizarem a sua inscrição receberão um kit do evento.

 https://www.crprj.org.br/noticias/2014/100714.html#sthash.vY4E1h12.Lv3iCqkp.dpuf

A programação contará com mesas de debates na parte da manhã e da tarde. Ainda no primeiro dia, será realizada a entrega do Prêmio Margarete de Paiva Simões Ferreira aos autores dos trabalhos vencedores nas categorias “Profissional” e “Estudante”.

Em caso de dúvidas, ou para mais informações, envie e-mail para [email protected] ou entre em contato pelo telefone (21) 2139-5442.

O campus da UERJ fica localizado na Rua São Francisco Xavier, nº 524 – Maracanã (próximo à estação de trem e metrô do Maracanã).

 

Por que participar?

Uma iniciativa conjunta da Comissão Regional de Psicologia e Políticas Públicas (CRPPP) e da Comissão Regional de Direitos Humanos (CRDH) do CRP-RJ, o evento tem o objetivo de promover o debate sobre a prática da Psicologia como um ato político em todas as sua instâncias de inserção e sobre a importância da intervenção da (o) psicóloga (o) como um instrumento capaz de subverter a lógica que tem regido a construção e a implementação das Políticas Públicas em nosso país.

Muitas são as transformações pelas quais a nossa profissão vem passando nos últimos anos, desde o seu surgimento como ciência voltada ao diagnóstico e à adequação do sujeito no âmbito privado até a sua crescente inserção na esfera pública. Atualmente, conforme dados do Conselho Federal de Psicologia, já são mais de 90 mil psicólogas (os) brasileiras (os) atuando nas Políticas Públicas.

Com isso, nós, psicólogas (os), profissionais de Saúde que lidamos diariamente com os processos de produção de subjetividade, precisamos refletir e debater sobre as dimensões ético-políticas da nossa prática. A proposta do evento é, portanto, fomentar um debate amplo sobre a inserção e atuação da Psicologia nas Políticas Públicas e na luta pela garantia de direitos a partir do nosso compromisso com a afirmação da diferença e com a resistência às práticas hegemônicas e excludentes.

 

Programação

1º Dia: 13 de novembro (quinta-feira)

8h30min | Inscrição
9h | Mesa de abertura

9h30min |Mesa de debates – O corpo é meu: Despatologiza!

Palestrantes:

Maiara Fafini (CRP 05/43721) – Psicóloga e travesti.

Letícia Lanz – Psicanalista, mestre em Sociologia pela UFPR, especialista em Gênero e Sexualidade pela UERJ, fundadora e 1ª presidente da Associação Brasileira de Transgêneros (ABRAT) e também fundadora do Movimento Transgente, que hoje congrega parcela representativa da população transgênera do país.

Mediadora: Priscila Gomes Bastos (CRP 05/33804) – Psicóloga, conselheira-presidente da Comissão Regional de Psicologia e Políticas Públicas do CRP-RJ e representante no Conselho Estadual LGBT/RJ.

11h | Mesa de debates – Atuação das (os) psicólogas (os) no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Palestrantes:

Eduardo Mourão Vasconcelos (CRP 05/32652) – Psicólogo, cientista político, professor da Escola de Serviço Social da UFRJ e coordenador do Projeto Transversões, voltado para a área da Saúde Mental.

Joari Carvalho (CRP 06/88775) – Psicólogo atuante na Vigilância Socioassistencial em Suzano (SP), mestre em Psicologia Social, conselheiro do CRP-SP e representante na coordenação do Fórum Estadual de Trabalhadoras (es) do SUAS de São Paulo.

José Cruz – Assistente Social, analista de Políticas Públicas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte cedido, desde 2004, ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, onde atua como coordenador-geral da gestão do trabalho do SUAS.

Mediadora: Juliana Gomes da Silva (CRP 05/41667) – Psicóloga da Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Iguaçu e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro e conselheira-presidente da Comissão Regional de Psicologia e SUAS do CRP-RJ.

13h | Almoço
14h | Mesa de debates – Violência e Terrorismo de Estado ontem e hoje: Linhas de Fuga

Palestrantes:

Beatriz Affonso – Mestre em Ciência Política pela USP, diretora do CEJIL (Centro pela Justiça e pelo Direito Internacional), militante dos Direitos Humanos desde 1991 e membro da secretaria-executiva da Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo entre 2002 e 2004.

Jandira Guaraci de Lucena Mendes – Defensora dos Direitos Humanos e membro da Comissão de Pais e Familiares de Presos e Perseguidos Políticos do Rio de Janeiro.

Eduardo Losicer – Psicanalista e Analista Institucional argentino-brasileiro, militante no campo da Saúde Mental exilado da Argentina em 1976 por se opor à ditadura militar naquele país. Integra a Equipe Clínico-Política do Rio de Janeiro e participa do projeto Clínica do Testemunho.

Mediadora: Janne Calhau Mourão (CRP 05/1608) – Psicóloga Clínica-Institucional, membro da Equipe Clínico-Política do Rio de Janeiro e presidente da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ.

 

16h | Mesa de debates – Infância, Inclusão e Medicalização: políticas públicas a serviço de quê?

Palestrantes:

Luis Fernando de Oliveira Saraiva  (CRP 06/81533) – Psicólogo, psicoterapeuta, mestre em Psicologia Escolar (USP), doutorando em Psicologia Social (USP) e pesquisador do Laboratório de Estudos de Famílias, Relações de Gênero e Sexualidade (IPUSP).

Aline Lima da Silveira Lage – Graduada em Psicologia, mestre em Ciência Ambiental (UFF), professora de Psicologia no Instituto Nacional de Educação de Surdos, membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e colaboradora da Comissão de Psicologia e Educação do CRP-RJ.

Rui Massato Harayama – Cientista Social (USP), mestre em Antropologia da Ciência e Tecnologia pela UFMG, membro da secretaria-executiva do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e colaborador das Comissões de Direitos Humanos e Educação do CRP-RJ.

Mediadora: Helena Rego Monteiro (CRP 05/24180) – Psicóloga, membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e conselheira-presidente da Comissão de Psicologia e Educação do CRP-RJ.

18h | Entrega do Prêmio Margarete de Paiva Simões Ferreira

2º Dia: 14 de novembro (sexta-feira)

8h30min | Inscrição

9h | Mesa de debates – Políticas para a criança e o adolescente: discutindo as medidas de proteção

Palestrantes:

Juraci Brito da Silva (CRP 05/28409) – Psicólogo atuante no DEGASE com adolescentes em conflito com a lei, especialista em Psicologia Jurídica e mestrando em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Esther Arantes (CRP 05/3192) – Psicóloga, professora da PUC-Rio e UERJ e pesquisadora na área da Criança e Adolescente.

Alexandre Nascimento (CRP 05/33108) – Psicólogo, mestre em Estudos da Subjetividade / UFF, doutorando em Saúde Coletiva / IFF-FIOCRUZ, ativista dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes, assessor de Projetos Estratégicos da Fundação Para a Infância e Adolescência (FIA) e conselheiro do CRP-RJ no XIII Plenário (2010-2013).

Mediadora: Graziela Contessoto Sereno (CRP 05/30279) – Psicóloga, pós-graduada em Análise Institucional e Esquizoanálise pela Fundação Gregório Baremblit e mestranda em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11h | Mesa de debates – Judicialização, Ressentimento e Punição

Palestrantes:

Marcelo Chalréo – Advogado, conselheiro e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ.

Érika Figueiredo Reis (CRP 05/24077) – do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro desde 1999, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Subjetividade, Política e Exclusão Social (UFF), bacharel em Filosofia (UFRJ), autora do livro “Varas de Família. Um Encontro entre Psicologia e Direito”.
Rubens Casara – Mestre em Ciências Penais, doutor em Direito, Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e membro da Associação de Juízes para a Democracia.

Mediador: Alexandre Trzan (CRP 05/35809) – Psicólogo, psicoterapeuta, mestre em Psicologia Social (PPGPS/UERJ), conselheiro-tesoureiro do CRP-RJ e conselheiro no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos/RJ.

 

13h | Almoço              

 

14h | Mesa de debates – Por um novo paradigma sobre drogas: dever do Estado, direito do usuário

Taniele Cristina Rui – Antropóloga, pós-doutoranda do CEBRAP e professora da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Orlando Zaccone D’Elia Filho – Delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro desde 1999, bacharel em Comunicação Social e mestre em Direito, é autor do livro “Acionistas do nada: quem são os traficantes de drogas” e professor de Criminologia na Academia de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.
Francisco de Abreu Franco Netto (CRP 05/38521) – Psicólogo formado pela UFF e mestre pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).

Mediadora: Julia Horta Nasser (CRP 05/33796) – Psicóloga clínica com formação em Neuropsicoterapia e extensão em Psicologia Jurídica, é colaboradora da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ e representante no Fórum Permanente de População Adulta em Situação de Rua.

16h | Mesa de debates – Direito ao Território: Inserções e Exclusões

Tania Pacheco – Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, coordenadora do Mapa de Conflitos Envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil e ativista do blog Combate ao Racismo Ambiental.

Maria Lucia Santos Pereira – Ex-moradora de rua, atual coordenadora do Movimento da População de Rua – Região Nordeste, integrante do Comitê Interministerial de Acompanhamento e Monitoramento das Políticas da População de Rua e conselheira do Conselho Nacional de Saúde.

Alexandre Pessoa Dias – Engenheiro Civil, especialista em Saneamento e Controle Ambiental pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP/Fiocruz, mestre em Engenharia Ambiental (UERJ), professor-pesquisador do Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e coordenador do Canteiro Experimental de Tecnologia Social em Saneamento e Saúde (Cetesa/EPSJV). 

Mediadora: Fernanda Haikal Moreira (CRP 05/34248) – Psicóloga, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Subjetividade, Política e Exclusão Social da UFF e assessora técnica da Comissão Regional de Psicologia e Políticas Públicas do CRP-RJ.

18h | Conferência de Encerramento

– See more at: https://www.crprj.org.br/noticias/2014/100714.html#sthash.vY4E1h12.Lv3iCqkp.dpuf