O SUS que dá certo vai virar documentário
Realizada ontem pela Política Nacional de Humanização(PNH), no Ministério da Saúde (MS), em Brasília(DF), a oficina de vídeo :”Somos parte do SUS que dá certo”, reuniu a equipe de diretores responsável pela gravação que se dará entre janeiro e abril de 2015 nas cinco regiões do país.
Entre eles: Alice Riff, Thiago Carvalhaes, Fábio Bardella, Celina Lerner, Diogo Martins e Quelany Vicente.
E ainda, o responsável pela trilha sonora, Ciro Lubliner, o diretor geral, Marcos Botelho, a responsável pela produção geral, Jimeny Santos, a coordenadora adjunta da PNH, Cathana Freitas, a assessora da PNH, responsável pela supervisão geral, Sheila Souza e os apoiadores técnicos da PNH, Anselmo Clemente, Raquel Ritter, Etiane Araldi, Gabriel Mesquita e Geórgia Silva.
O objetivo da oficina foi discutir a experiências e compor os grupos que irão para cada uma das regiões. Pela manhã o grupo aproveitou para se conhecer mais, e aprofundar o entendimento sobre o que é a política com a ajuda dos apoiadores da PNH.
A tarde houve a divisão em pequenos grupos e foi feito um rascunho das gravações que acontecerão nos territórios, a parir do registro das direrizes da PNH que aparecem nos vídeos do concurso que deu vida ao projeto, em seguida foi feita uma roda final de avaliações.
.
Para a coordenadora adjunta da PNH, Cathana Freitas o projeto é muito importante, uma oportunidade em reunir os vários atores da saúde. “A Humanização deve abranger trabalhadores, gestores e usuários do SUS. O cuidado deve ser para todos," pontuou.
A equipe saiu do encontro motivada. O projeto tem sido a "menina dos olhos" para a PNH, e, agora ganha novos olhares para contar para o Brasil o SUS que dá certo.
“Nosso desafio é alinhar o olhar sobre essas experiências com sutileza e enxergar além da pintura dos lugares.” concluiu o diretor, Diogo Martins.
Entenda o concurso:
Em 2013, o Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Humanização realizou o Concurso Cultural “Somos Parte do SUS que dá certo”, para mapear e valorizar experiências de humanização da atenção e gestão no SUS e divulgar o SUS que dá certo a partir da mobilização de gestores, trabalhadores e usuários do SUS.
Foram recebidas 284 inscrições, o autor principal das 30 experiências finalistas participou do Seminário 10 anos da PNH, quando houve a divulgação das dez experiências selecionadas, no dia 28 de novembro de 2013 em Brasília-DF.
Dentre os 10 selecionados pela Comissão Julgadora, foram convidados pela PNH para ilustrar o documentário ”Somos parte do Sus que dá certo”.
Clique aqui para conhecer as 10 experiências que vão fazer compor o documentário.
Texto: Sheila Souza
Fotos: Marcos Botelho
*Equipe de Comunicação e Jornalismo da Política Nacional de Humanização (PNH/MS)
Por Stella Maris Chebli
Projeto bonito! Vamos divulgar mais essas experiências do nosso conquistado SUS que dá certo!!!
Parabéns à equipe!