Trabalhador discute diretrizes para a Política Nacional de Saúde
Começou ontem (15), em Brasília, a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. A conferência tem por meta propor diretrizes para a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, implantada em agosto de 2012.
A valorização da saúde do trabalhador é fundamental para a humanização da produção de saúde, e constitui uma das diretrizes da Política Nacional de Humanização.
Na conferência está prevista a participação de mais de mil pessoas vinculadas a área de saúde de todo o país, nesse processo de construção das diretrizes, durante os 4 dias de duração do evento.
De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, a integração entre diferentes setores é fundamental para garantir a proteção ao trabalhador. Ele citou os centros estaduais e regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) como ponto central neste processo, em um mecanismo que articule todos os serviços de uma região.
“A ideia é que cheguemos até o final do próximo governo com todas as regiões do Brasil tendo acesso a algum Cerest. O centro é importante porque ele não é uma unidade que atua sozinha, ele está numa rede”. Para o secretário, garantir a rede de serviços talvez seja a principal recomendação da conferência.
Confira a programação no site:
https://conselho.saude.gov.br/web_4cnst/index.html