Cuidados em Oncologia: O SUS acolhe e resolve!
Uma experiência recente passada pela minha cunhada e por meu irmão: o diagnóstico de câncer nela.
Muitos momentos de angústia e ansiedade.
Dúvidas sobre o futuro e sobre o presente.
E, junto com toda essa turbulência, um sentimento: tinham sido acolhidos e estavam sendo muito bem cuidados por uma equipe do Hospital e Maternidade de Vila Nova Cachoeirinha, uma instituição municipal, localizada na zona norte de São Paulo, próximo de onde residem.
(A foto é do dia da alta, com um pequeno grupo do grande número de profissionais que a/o atenderam).
Decerto todo o cuidado, atenção, carinho, informação e resolubilidade tiveram papel fundamental nessa vivência.
Conhecendo as pessoas que trabalham nesse hospital (enfermeiras, auxiliares de enfermagem, médicos, médicas, agentes de portaria e de segurança, profissionais da higienização etc.) temos certeza de que o SUS não é só um conjunto bonito de letras, uma lei que fica só no papel. Esse SUS existe. Apesar de tantos interesses e esforços contrários, esse SUS pulsa forte. Acolhe. Cuida. Resolve. Enfrenta as doenças e produz saúde.
Agradecemos muitíssimo por tudo o que foi feito para minimizar a dor, a angústia, a ansiedade, o desconforto e as fantasias terríveis que surgem nessas horas.
Esse SUS real não é isento de problemas e dificuldades, tal como qualquer outra coisa na vida. A lista com a identificação da equipe médica estava desatualizada. Tivemos que esperar mais de 40 horas para conseguir conversar com uma médica que nos desse informações sobre a cirurgia e sobre a situação e sobre o processo de recuperação. Ela nos informou que estava responsável por vários setores devido ao feriado.
Saber que temos direitos e deveres como usuários e usuárias é super importante e nos auxilia muito.
Esperamos que o hospital resolva os problemas advindos do baixo número de profissionais nos dias de feriado, assim como atualize a lista que deve ser afixada para que saibamos quais os/as médicos/as estão trabalhando naquele dia e em que horário. Isso é também uma maneira de cuidar dos/das profissionais e valorizar o trabalho em saúde e o próprio SUS.
Por Emilia Alves de Sousa
Oi Sérgio,
Muito comovente o seu relato, trazendo a experiência de tratamento da sua cunhada e o atendimento qualificado recebido através do SUS. Um relato que nos enche de esperança de ainda conquistarmos um SUS 100% acolhedor e resolutivo em todo o país!
Desejo muito sucesso no tratamento da sua cunhada!
Abraços!
Emília