Sete anos fazendo a diferença!
"As pessoas estão sendo viciadas em ansiolíticos nos postos de saúde, afirma uma psicóloga. ‘São levadas a acreditar que o remédio pode acabar com a sua dor, uma dor que tem causas muito concretas. Não resolve, claro. Um exemplo. Uma mulher tinha dois empregos, um de dia, outro de noite. O que ganhava não dava para pagar as contas. Os ônibus que pegava para chegar até esses empregos eram lotados. Ela vivia num barraco. Aí procurou o posto de saúde e lhe trataram com antidepressivos. Não adiantou. Deram-lhe outro medicamento. Nada. Um dia, sem nenhuma esperança ou recurso, ela tentou suicídio’, conta. A questão é que não há promoção de saúde, porque isso implicaria se preocupar com projeto de vida, com perspectiva de vida, com melhoria das condições de vida.
O que há é medicalização da vida’." (p. 43)
– Eliane Brum em "O doping dos pobres"
Esse texto me emociona
A todos, meu agradecimento por fazerem a diferença, pelo cuidado, a atenção e a sensibilidade
MaCris
Por patrinutri
Que bom que você também veio para a festa!
Muito bom contarmos com sua participação na RedeHumanizasus!
Que maravilha saber que esta rede colaborativa produz sentidos em diversas partes deste território geográfico, mesmo que atinja esta potencialidade pelo território virtual.
Que bom estarmos perto de tantas pessoas, mesmo estando em diversas partes diferentes.
Este Todo organizado para produção de saúde!
Estamos juntos pela humanização no SUS! Estamos juntos pela desmedicalização da vida. Mais potência, mais afetos, mais saúde!
Grande beijo,
Patrícia