Roda de conversa sobre PNH e movimentos sociais no 61°CBEnfermagem
O 61º Congresso Brasileiro de Enfermagem realizado no período de 7 a 10 de dezembro no centro de convenções de Fortaleza – CE reuniu trabalhadores de enfermagem de todo o país e teve como temática central “Transformação social e sustentabilidade ambiental.”
Durante todo o evento, aconteceram discussões e vivências sobre educação popular e saúde na Tenda Paulo Freire, onde, na manhã do dia oito, o consultor da Política Nacional de Humanização no Ceará, Erasmo Ruiz, participou de roda de conversa com o tema: A potência e a contribuição dos movimentos sociais e populares e os processos de humanização da saúde no Brasil.
Além de Erasmo, Ottorino Bonvini (Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim / Fortaleza -Ceará) e Maria Perpétua Menezes (rede dos terreiros/ Ceará) discorreram sobre o tema. Ottorino apresentou vídeo premiado pela Fundação Banco do Brasil pela abordagem sistêmica comunitária. O vídeo foi reconhecido como uma tecnologia social capaz de acolher, transformar e se replicar na perspectiva de humanização, da acolhida da diversidade, da valorização da cultura e da arte. Verinha Dantas e José Ivo (educadores populares) também se fizeram presentes na roda aquecendo o debate.
Confiram no vídeo a fala de Erasmo Ruiz.
Por Adriana Regio Martins
Obrigada por compartilhar estes momentos com todos…
Que bela roda!
Movimentos articuladores e pessoas articuladas, em movimentos contagiantes e potencializadores da SAÚDE como um bem de todos… Redes sociais de saúde!
Somos "parteiros do amanhã", "construtores da utopia", PNH… (Adorei, Erasmo inspiradíssimo!)
Fiquei mais contagiada…
Parabéns a todos
Adriana