O trabalho é tudo que efetivamente se realiza e o esforço que se despende nas atividades do dia-a-dia profissional para o trabalhador dar conta do que acordou com o gestor da área em que está alocado e com os demais companheiros de trabalho. (BRASIL, 2004)
Refletindo sobre o trabalho em saúde penso que é fundamental entender que o trabalho em saúde é coletivo!
Que é através das boas ações "rotineiras", criadas ou improvisadas de cada um, que vamos conseguir oferecer uma assistência aos usuários do SUS e construir relações que sejam de fato humanizadas, acolhedoras e produtoras de saúde.
E que em nenhum momento se perca a ideia de que todos (usuário, trabalhador ou gestor) estão envolvidos e podem contribuir para um SUS melhor.
10 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por daianesilva
Eu no papel de estudante vejo como alguns obstáculos para que o trabalho em saúde ocorra dessa forma os ambientes em que eles estão inseridos como locais inadequados seja falta de infra estrutura e equipamentos etc; uma gestão em que realmente não busque essa participação realizando ações verticalizadas ou a falta de interesse de cada um em participar e colaborar até mesmo pela incompatibilidade de ideias e horários ou pelo comodismo do fazer automático.
Eu gostaria muito de saber qual sua opinião sobre o tema.
Abraços
Daiane
Por Marcelo Dias
Nossos pontos de vista são semelhantes. Tenho investido muito nos obstáculos mais subjetivos, que para mim são a chave para um trabalho mais humanizado.
Abraço, Marcelo.
Por daianesilva
Muito bacana!!!!
Abraços
Daiane
Por riannacmoraes
Concordo com suas palavras.
Acho que é de extrema importância para os trabalhadores e gestores da saúde a cooperação mútua, a troca de experiências e conhecimentos, a responsabilidade compartilhada e o comprometimento para que seja realizado um trabalho não só para recuperação de saúde, mas também para que haja um trabalho promotor de saúde. É importante ter em mente que o trabalho em saúde deve ser interdisciplinar e que suas diversas áreas devem interagir para oferecer uma saúde integral aos usuários.
Beijos, Rianna.
Por daianesilva
Isso Rianna!!
Precisamos entender que juntos podemos bem maaaaaaaais, tanto para nós como para os outros…
Beijos
Por Nayra Muniz
Daiane tb penso que o trabalho em saúde é coletivo,como também é necessàrio a participação da sociedade para o fortalecimento e melhoria de nosso sistema de saúde,quanto mais atores(usuário,trabalhador e gestor) se envolver nesta causa maiores serão nossas conquistas pelo SUS que queremos e precisamos,um sistema que seja totalmente universal,integral,enfim que atenda todos os principios.
Bjks
Por daianesilva
Sim Nayra, quanto mais nos envolvermos, melhores as chances de conseguirmos um SUS melhor.
beijos
Por biancamendes
Dai,
Post excelente!
Concordo plenamente sobre o trabalho em conjunto, sobre as formas de dividir experiências e sobre todo tipo de trabalho que possa contribuir para o aumento de aprendizagem. Você também nos trouxe a ideia de que não há diferença de "cargo" quando se tem a vontade e o intuito de contribuir para um SUS melhor.
Beijos, Bianca Mendes.
Por daianesilva
Como futuras gestoras acho importante compreendermos que todos temos importância e algo a oferecer!
Beijos
Por Marcelo Dias
lendo suas reflexṍes, fiquei curioso em saber sobre o que você já sabe em relação aos obstáculos para que o trabalho se dê da maneira como você colocou acima.
Abraço, Marcelo.