Gestão e Processo de Trabalho em Saúde.
Primeiramente vamos fazer um breve reflexão sobre os conceitos de Gestão e Gestão em saúde, e trabalho, houve muitas modificações nesses conceitos ao longo dos anos. O conceito de Gestão é muitas vezes tratado como sinônimo de administração que se refere a capacidade de gerir, e que teve conceitos baseados na Ciência Política, e nas teorias administrativas. Já o conceito de Gestão em Saúde nasceu um campo de conhecimentos, da administração sanitária e de práticas em saúde, que ao longo do tempo foram incorporados desenvolvimento de estudos sobre sistemas locais de saúde, modelos de atenção, gestão de pessoal, atenção primária, planejamento e programação em saúde. E o trabalho está ligado ao ato produtivo dos seres humanos, que modifica alguma coisa ou produz algo novo, o trabalho de um se organiza junto ao do outro.
Processo de trabalho em saúde.
O processo de trabalho em saúde diz respeito ao processo da produção e consumo de serviços de saúde, que envolve usuários, profissionais de saúde, tecnologias e recursos humanos. O estudo do processo de trabalho em saúde é importante para fazermos uma boa gestão, tomando por base que o trabalho é sempre coletivo.
A função de um gestor não se resume apenas à uma administração centralizada, um gestor, juntamente com os outros profissionais de saúde tem a capacidade de melhorar todo o processo de organização do trabalho proporcionando um cuidado integral e humanizado aos usuários, e o mais importante com a participação dos próprios usuários.
Como a sociedade está sempre em mudança, devemos sempre discutir e fazer análises para ampliar o conceito e o processo de Gestão.
Referências:
Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/index.html
Por gustavonunesoliveira
Oi Marcela,
Gostei muito da figura e desse breve e interessante resumo sobre esses conceitos tão valiosos para o SUS e para a Reforma Sanitária. Uma frase me provocou a pensar ainda uma distinção importante feita pelo movimento sanitário brasileiro e que tem muita relação com os conceitos abordados por vc. Trata-se da distinção entre os termos 'Atenção à Saúde" e "Assistência à Saúde". Há um belo texto sobre essa diferença conceitual que está também no Dicionário da Educação Profissional em Saúde da Escola Polítécnica, disponível neste link: https://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/atesau.html
à luz dessa distinção tão fundamental para pensar processos de trabalho em Atenção à Saúde e não somente no campo assistencial, a frase: "O processo de trabalho em saúde diz respeito ao processo da produção e consumo de serviços de saúde" poderia ser entendida, a meu ver, como "diz respeito ao processo de produção da (atenção à) saúde… Não acha?
Gustavo