A ATENÇÃO À SAÚDE DEVE SER INTEGRAL
A “Atenção à saúde deve ser integral”, ou seja, cada cidadão deve ser compreendido em suas dimensões biológicas, psicológicas e sociais. As equipes de profissionais e a rede de serviços devem articular-se para garantir a oferta de intervenções em promoção de saúde, prevenção de doenças, cura e controle de agravos e reabilitação dos doentes. A rede hierarquizada de serviços deve oferecer tecnologias, complementares entre si, em diversos níveis de complexidade, conforme a necessidade dos usuários.
Por tanto a Atenção Básica de Saúde envolve cuidado integral e clinica resolutiva aos usuários e capacidade técnica e pedagógica tanto por parte dos gestores quanto dos trabalhadores. A política de atenção a saúde também se faz necessário implementação de melhores condições relativas às condições de sobrevivência dos usuários (moradia, alimentação, saneamento, renda, etc.), que estão entre os determinantes principais dos problemas de saúde e sempre serão fundamentais para produzir clinica /cuidado e atenção em saúde com dignidade e de acordo os princípios doutrinários e organizacionais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Por biancamendes
Boa tarde Marcos,
Ótimas palavras, principalmente quando diz " … A rede hierarquizada de serviços deve oferecer tecnologias complementares" que, também concordando com suas palavras, é uma necessidade do usuário.
Sabemos que, não é possível atingir 100% de cobertura tecnológica para suprir necessidades, ainda mais quando falamos de necessidades distintas (individuais), penso que há algumas medidas que os profissionais da área da saúde podem tomar para diminuir tais desigualdades, umas delas seria a interação profissional, a troca de ideias/aprendizagens, concorda?
Finalizando, obrigada por conseguir gerar ideias além do tema principal.
Abraço
Bianca Mendes