Manicômios Judiciários no Brasil
Pessoal,
passando para compartilhar na rede uma discussão extremamente importante no Brasil: os manicômios judiciários.
O movimento da reforma psiquiátrica brasileira ainda não conseguiu avançar na construção de uma rede antimanicomial quando a questão em pauta é o hospital psiquiátrico de custódia.
Infelizmente ainda encontramos em diversas localidades no país espaços de clausura e violação da garantia de direitos das pessoas ditas "loucas" e que estão em conflito com a lei. Desde a lei 10.216 cuidado em saúde mental não deve ser confundido com tortura, prática comum nos porões da história brasileira.
Buscando fomentar esta discussão um grupo de pesquisadores no Pará, a partir de edital público do Ministério da Saúde, buscou problematizar estas questões com o projeto "Crônicas (Des)medidas", elaboração de um documentário sobre o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) do Pará.
Embora a secretaria de saúde de Belém não tenha repassado o recurso aos proponentes, o projeto foi realizado com a articulação de uma rede colaborativa e que agora lança uma campanha nacional para que esta discussão possa acontecer Brasil a dentro…
Acompanhe a página da campanha e veja como você pode ser também um agenciador nesta rede!
https://benfeitoria.com/cronicasdesmedidas
https://benfeitoria.com/cronicasdesmedidas
E vamos conversar…
Há braSUS!
Por Marcelo Dias
a situação a meu ver é bem séria mesma. Com essa história da redução da maioridade penal, daqui a pouco teremos manicômios judiciários infantis,,,