RODA DE CONVERSA: HUMANIZAÇÃO COM RESPEITO À EQUIDADE NA SAÚDE EM TEMPOS DE ATAQUES AO SUS
Humanização com respeito à equidade na saúde em tempos de ataques ao SUS
Convite: Roda de Conversa
A equidade, compreendida como uma forma de tratamento diferente oferecida a pessoas que têm necessidades diferentes para se conseguir chegar à igualdade, é um dos princípios do Sistema Único de Saúde, e neste ano de 2015 é o tema da Semana Nacional de Humanização dos SUS.
Para fazermos em Campinas uma reflexão sobre esse tema o Conselho Municipal de Saúde convida a todas e todos que defendem a construção do SUS, para a Roda de Conversa com o tema "Humanização com respeito à equidade na saúde em tempos de ataques ao SUS".
Teremos as falas de representantes da Associação das Promotoras Legais Populares “Cida da Terra”, do Núcleo de Consciência Negra da Unicamp, do Levante Popular da Juventude, da AFLORE (Associação Florescendo a Vida de Familiares, Amigos e Usuários da Saúde Mental), do Identidade – Grupo de Luta Pela Diversidade Sexual, do Fórum da População em Situação de Rua, bem como da Secretaria Municipal de Saúde e da Rede HumanizaSUS. Depois das falas iniciais haverá um debate com todas/os as/os presentes.
Dia 23/04/2015, às 18h30, no Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas: Rua Dr. Quirino, nº 560.
Organização: Conselho Municipal de Saúde de Campinas
30 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por Paulo Mariante
Sabrina
Estamos resistindo, e o HumanizaSUS faz parte desta trincheira.
Como faço para inserir a imagem? Temos uma foto da Roda de Conversa do ano passado, que está no evento do Facebook.
Beijos,
Mariante
Estamos por aqui no apoio e torcendo para que haja a possibilidade de transmissão on line.
beijo grande e saudoso,
Iza
Por Paulo Mariante
Haverá transmissão da Roda de Conversa ao vivo via internet pelo Coletivo Socializando Saberes. Segue o link: https://socializandosaberes.net.br/
Sem dúvida, uma excelente iniciativa, com tema provocador e que poderia ser disparado a nível nacional.
O SUS vive um momento de muitas incertezas e provocar esses movimentos de discussões é fundamental para o seu fortalecimento e sustentabilidade.
Estão de parabéns os organizadores envolvidos!
Desejo muito sucesso no evento, e compartilhe conosco os encaminhamentos e resultados!
Abraços!
Emília
Por Paulo Mariante
Emília
Se conseguirmos fazer a transmissão on line, avisaremos.
Obrigado pelo apoio.
Abraços,
Mariante
Por Debora Stahelin
Parabéns aos profissionais envolvidos nessa iniciativa, sem dúvida um importante tema a ser discutido com o coletivo.
Aguardo o registro desse encontro aqui na RHS.
Abraços, Débora.
Por Paulo Mariante
Debora
Obrigado pelo apoio, e estamos tentando garantir a transmissão e o registro da Roda de Conversa.
Se conseguirmos, avisaremos por aqui.
Abraços,
Mariante
Por deboraligieri
Lindo tema pra se debater, Mariante!
Assim como há pessoas que entendem que o SUS é um sistema de saúde pública para pessoas carentes (grande parte dos integrantes da magistratura brasileira e alguns gestorxs do SUS entendem desta forma), ignorando a universalidade preconizada pela Constituição Federal, também há pessoas que confundem equidade com tratamento idêntico e padronizado a todas as pessoas. Tratar os desiguais igualmente e conforme padrões pré-estabelecidos é uma forma de ferir de morte não só o princípio constitucial da equidade, mas também da integralidade, pois nem todas as situações se encaixam nos padrões burocráticos de atendimento pré-estabelecidos. A equidade, considerando as diferentes necessidades dxs usuárixs do SUS, é um desafio a se pensar com urgência em tempos de subfinancimento e aprovação do orçamento impositivo, que reduziu os investimentos em saúde.
Parabéns ao Conselho Municipal de Saúde de Campinas pela iniciativa!
Abraços,
Débora
Por Paulo Mariante
Debora
Obrigado pelo apoio e pelas observações, as quais transmitirei às/aos participantes da Roda de Conversa dia 23/04.
Abraços,
Mariante
Por Marcia Moraes
Paulo, grande e belo desafio esse de colocar em pauta uma Roda de Conversa que trate da questão da equidade. Precisamos muito amadurecer essa noção, tanto do ponto de vista conceitual quanto técnico, e sem dúvida, seu amadurecimento corre ao lado do crescimento de uma cidadania inclusiva. É comum, que para garantir seus direitos, pessoas com necessidades diferentes acabem se isolando ao se organizarem em grupos de luta, excluindo-se da sociedade, que lhe apresenta, então, como extremamente hostil. Muito sucesso para essa Roda!
Marcia
Por Paulo Mariante
Marcia
Obrigado pelo apoio e pelas considerações.
Espero que a Roda de Conversa consiga provocar a reflexão de que, se não houver unidade entre os "diferentes e vulneráveis", dificilmente conquistaremos a efetiva equidade.
Um abraço,
Mariante
Por Paulo Mariante
Prezadas e prezados
Comunicamos que haverá transmissão ao vivo via internet pelo Coletivo Socializando Saberes. Segue o link: https://socializandosaberes.net.br/
Abraços,
Mariante
Paulo e todos:
Irei para a roda com vocês! Nos vemos amanhã!
Não tinha visto o post até agora que uma compa o indicou!
Abraços
Stella Maris
Por Paulo Mariante
Stella
Que bom que estarás conosco nesta Roda, contribuindo com nossas reflexões.
Até amanhã, e um abração,
Mariante
Por Luciane Régio
Obrigada pela indicação de leitura do post, que deve protagonizar um encontro cheio de potência, com uma discussão que é muito cara no SUS, a equidade. Discutir acesso e acessibilidade, direitos dos usuários, criando a força necessária para o enfrentamento das iniquidades e aquecer, afinar uma construção de um comum de lutas é algo necessário. O controle social feito por cada um, não apenas representados pelos conselheiros de saúde, que vem da comunidade.
Infelizmente, amanhã, tenho compromisso todo o dia, incluindo a tardinha ainda em SP, no entanto, depois dessa roda compartilhe na rhs e vamos espraiar e dilatá-lo nas redes, tá bem?
Desejo que seja um encontro sensível, de força e construção coletiva!
Abraços,
Luciane
Por Paulo Mariante
Luciane
Obrigado pelo apoio, e pelas observações acerca do tema.
Teremos transmissão da Roda de Conversa ao vivo, on line, através do link https://socializandosaberes.net.br/ . Se puder acompanhar e participar, será muito benvinda.
Abraços,
Mariante
Nos vemos por lá!
Por Cláudia Matthes
https://redehumanizasus.net/ajuda#imagens
ou chamar algum editor para fazer isso com vc, estamos a disposição.
Do sul, torcendo pelo trabalho de amanhã e que a transmissão nos dê dimensões dos movimentos de vcs
forte abraçoSUS
Peju
Por Paulo Mariante
Cláudia
Obrigado pela informação e pelo apoio, e que mesmo à distância possas participar com a gente.
AbraSUS,
Mariante
Por Cláudia Matthes
boa peleja, em defesa do sus!!
bjus
Peju
Querremos saber para voltar a divulgar nas redes sociais, ok?
Por Paulo Mariante
Iza
Haverá transmissão ao vivo via internet pelo Coletivo Socializando Saberes. Segue o link: https://socializandosaberes.net.br/.
Um abraço,
Mariante
Gostei muito da nossa roda de ontem. Penso que é um momento de descoberta de novas alianças em torno da defesa do SUS público e universal, sensível e democrático.
Alguém conseguiu assistir on line?
Eu assisti as primeiras falas, mas infelizmente não pude estar até o final.
Por Paulo Mariante
Ontem à noite, na Roda de Conversa sobre Humanização da Saúde com respeito à Equidade em tempos de ataques ao SUS. Ótima discussão e vários encaminhamentos ao Conselho Municipal de Saúde e à X Conferência Municipal de Saúde.
Paulo e todos:
Obrigada pela possibilidade de participar de um encontro tão produtivo. Vários movimentos sociais apresentaram suas propostas de luta por direitos e defesa do SUS. Os companheiros da "mídia democrática" se disponibilizaram para divulgar o evento!
A Política Nacional de Humanização apoia irrestritamente esses direitos e convoca a todos para construir e manter viva a articulação entre nós na defesa do SUS público, universal, com equidade e participação social!
Vamos fazer públicas também nossas lutas e nossos movimentos!
Por deboraligieri
Mariante.
Agradeço, mais uma vez, a oportunidade da RHS estar ao lado de movimentos sociais tão bem articulados em Campinas! O encontro foi bastante profícuo e enriquecedor, na medida em que nos trouxe experiências e lutas diversas como forma de soma de forças em prol de um SUS com mais equidade e justiça social, com respeito às diferenças. Gostaria muito de ver as experiências e demandas lá debatidas reproduzidas aqui na RHS pelos participantes da roda. Espero em breve reencontrar todxs aqui nesta ágora, e também fora dos teclados, na constante luta pelos direitos humanos!
Abraços,
Débora
Por MARCOS SILVA
A iniciativa e muito importante e um momento estratégico para o fortalecimento do SUS no contexto de Campinas e para o Brasil como um todo.
Sabemos que esta complexidade e marcada pela heterogeneidade dos grupos sociais, tanto no que se refere às condições socioeconômicas com aos seus ciclos de vida (crianças, jovens, adultos e idosos), requer dos serviços públicos uma organização também complexa e dinâmica, que atenda às diferentes necessidades sentidas a esses grupos de usuários.
Com respeito à equidade na saúde em tempos de ataque ao SUS, de modo geral os estudantes, professores, profissionais da saúde, políticos, movimentos sociais, conselheiros e usuários devemos nos organizar e cobrar iniciativas dos gestores para aumentar os investimentos num processo de educação permanente dos trabalhadores e incentivando a participação na gestão dos serviços e maior vínculo com os usuários.
Para qualidade, efetividade, equidade e necessário a incorporação de processo como parte de sua tecnologia no cuidado á saúde de grupos diferenciados da população em geral, particularizando-o, criando “portas de entrada” específicas, promovendo, desse modo, a equidade no acesso que visa dar visibilidade a esses segmentos populacionais e atenção diferenciada, pactuando no conjunto de suas ações.
Marcos da Silva Santos
Graduando Gestão em Saúde Coletiva-UNB
Por Paulo Mariante
Marcos
Obrigado pelas observações, que contribuem e fortalecem nossa luta.
Abraços,
Mariante
Por Sabrina Ferigato
Excelente iniciativa com a articulação de movimentos muito importantes, em um momento estratégico para o contexto de Campinas e para o Brasil como um todo…
Paulo, vcs tem alguma foto ou imagem do evento para incluir no post?
Para socialização desse evento nas redes sociais, chama mais atenção do público quando o post tem uma imagem vinculada… Caso vc não saiba inserir a imagem eu posso ajudar, ou uma das editoras/cuidadoras da RHS