Educação em saúde à distância
A utilização das tecnologias da informação e da comunicação está cada vez mais presente no nosso cotidiano, influenciando o convívio social e a atividade educacional e profissional. Neste contexto, a educação à distância já está consolidada no processo de transformação social e de aprendizagem. Utilizada inicialmente como forma de superação de lacunas educacionais na qualificação profissional e aperfeiçoamento ou atualização de conhecimentos, atualmente a EAD é vista como complemento da educação presencial, uma modalidade de ensino alternativo que pode substituir parte dos cursos presenciais, possibilitando o amplo acesso ao conhecimento.
No campo da saúde, o profissional busca a atualização dos conteúdos científicos de modo a prestar os melhores cuidados de saúde à população. A formação dos profissionais de saúde deve compreender as necessidades de saúde do usuário e da população, capacitar para o trabalho em equipes interdisciplinares, promover a prática do profissional de saúde com base na evidência, aliar as melhores práticas à utilização das tecnologias da informação e comunicação, promover o educação comunitária no aspecto social, econômico, psicológico, cultural e do meio em que vive.
Por Cássia Santos
Olá!
A EAD, conforme pude comprovar em várias experiências pessoais, inclusive na minha pós-graduação, feita nesta modalidade, é uma excelente estratégia educacional, que oportuniza o acesso ao conhecimento. Esta modalidade de ensino abre as portas para uma infinidade de saberes e não põe limites ao sujeito de aprender cada vez mais.
🙂