Hospitais públicos do Rio de Janeiro recebem Prêmio Dr. Pinotti 2015 na Câmara dos Deputados

15 votos

cerimonia_de_entrega.jpg

Na última quarta-feira(27),  o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN) e o Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC), ambos do Rio de Janeiro, foram reconhecidos com o Prêmio Dr. Pinotti 2015 – Hospital Amigo da Mulher, pelo trabalho desenvolvido para ampliar o acesso e melhorias de qualidade no atendimento à saúde da mulher.

A Pró-Saúde administra integralmente o IECPN e, também, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do HECC, sob contrato de gestão com o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O prêmio é concedido pela Câmara dos Deputados e foi entregue pelas mãos do presidente da Casa, Eduardo Cunha, do governador do Rio de Janeiro, Luis Fernando Pezão e da filha do médico José Aristodemo Pinotti, Mariana Pinotti.
Além das presenças do diretor clínico do IECPN, Paulo Niemeyer Filho e do diretor Geral do Instituto, José Donizetti Stoque, respectivamente, participaram a diretora Jurídica e de Filantropia da Pró-Saúde, Wanessa Portugal, e o diretor Operacional da entidade no Rio de Janeiro, Jocelmo Mews.

O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer é especializado em neurocirurgia de alta complexidade, voltado exclusivamente para o tratamento de doenças neurocirúrgicas, com atendimento exclusivo a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Já o Hospital Estadual Carlos Chagas foi fundado em 1937 e atingiu a marca de mil cirurgias bariátricas, atendendo pelo SUS moradores de 30 municípios do estado.
“O Instituto Estadual do Cérebro acumula importantes conquistas para a população. Vem sendo administrado pela Pró-Saúde e sua gestão beneficia, principalmente, as mulheres, uma vez que a incidência de doenças neurológicas é maior no público feminino”, destacou Paulo Niemeyer Filho.

Sobre o Prêmio:

O Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher tem abrangência nacional, acontece anualmente, e é concedido pela Câmara dos Deputados a entidades governamentais e/ou não governamentais cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher. É realizado no mês de maio, na semana do dia 28, em alusão à data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna.

A escolha:

O processo de escolha das instituições contou com a participação ativa dos chamados Conselheiros da Câmara dos Deputados, indicados a cada ano pelos líderes dos partidos. Participaram da eleição 13 dos 16 conselheiros indicados.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Pró-Saúde

*Imagem:Luis Macedo