Apoio Institucional
O apoio institucional apresenta-se como um método que se expressa num modo de fazer que persegue a criação de grupalidade, a análise dos processos de trabalho e envolve a problematização dos modos de gestão.
A produção da saúde é um processo em rede que envolve sujeitos, processos de trabalho, saberes e poderes. O desafio do apoio é fomentar nessa rede o exercício do protagonismo dos sujeitos e convocar o potencial criativo próprio da vida para a construção de novos modos de gerir o trabalho que não sejam novas formas de assujeitamento.
Sendo assim, podemos compreender que por meio do apoio institucional é possível colocar em cena as forças implicadas na produção de saúde e com isso convocar os grupos a uma análise de suas implicações. Os efeitos produzidos indicam que esta é uma estratégia potente para a intervenção dos processos de trabalho no âmbito das políticas públicas de saúde.
Por paulo figueiredo
Ravena,
Muito importante o seu post e uma discussão com este tema foi realizada na TVT (TV dos Trabalhadores), no programa espaSUS. Participei deste programa como apoiador em Ambiência e pude (apesar do nervosismo….) contar sobre algumas intervenções que consegui realizar em meu município (Dourados/MS). As participações das outras duas convidadas foram bastante esclarecedoras e enriqueceram o conteúdo do debate. Vou deixar abaixo os links do programa (03 vídeos):
https://www.youtube.com/watch?v=kPwTLuoT-0g&feature=player_detailpage
https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=10REtiTq34s
https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=zYp_zqVCSDM
Paulo Figueiredo
Apoiador em Ambiência pelo Ministério da Saúde
Vigilância Sanitária Municipal
Dourados (MS)