ACOLHIMENTO/CUIDADO é essencial!
Acolhimento compreende a recepção do usuário desde a sua chegada, responsabilizando o profissional integralmente por ele, ouvindo sua queixa, permitindo que ele expresse suas preocupações e angústias e ao mesmo tempo, devendo colocar os limites necessários, garantindo atenção resolutiva e a articulação com os outros serviços de saúde para continuidade da assistência.
O Cuidar é muito mais do que um ato ou técnica. Cuidar é uma atitude, é a maneira como estamos diante do outro e como o compreendemos como ser humano e não somente como “ser doente”. Cuidar representa a capacidade que temos de resgatar o nosso melhor lado, para fortalecê‐lo naquilo que ele tem de mais saudável, bonito e que caracteriza a verdadeira relação humana.
Cuidar e acolher são atitudes práticas frente ao sentido que as ações de saúde adquirem nas diversas situações, isto é, uma interação entre dois ou mais sujeitos visando o alívio de um sofrimento ou o alcance de um bem-estar, sempre mediada por saberes especificamente voltados para essa finalidade.As ações de cuidado e acolhimento são colocadas em prática no momento em que são realizados os atendimentos.
O acolhimento não é uma prática isolada, mas um conjunto de práticas que se traduz em atitudes que as pessoas tomam nas interações que se estabelecem no ambiente dos serviços de saúde e é muito importante que os profissionais possam compreender que cuidar e acolher vai além dos procedimentos técnicos.
Referências:Atenção hospitalar: um espaço produtor do cuidado integral em
saúde;Autores: Heloísa Helena da Silva Guedes e Marina Monteiro de Castro e Castro.
O acolhimento como boa prática na atenção básica à saúde;Autores: Patricia Guerrero; Ana Lúcia Schaefer Ferreira de Mello; Selma Regina de Andrade; Alacoque Lorenzini Erdmann.