Por mais tempo! Câncer de Mama Metástatico
Hoje me deparei com um vídeo de uma campanha muito interessante e necessária, e resolvi compartilhar aqui na rede! Trata-se de uma campanha que nos convida a dar mais tempo de vida às mulheres com câncer de mama metastático, aquele em que o tumor atinge outros órgãos. Hoje, graças aos avanços científicos, existem novos tratamentos que podem aumentar a expectativa de vida das pacientes que convivem com câncer de mama metastático com menos efeitos adversos. Infelizmente no Brasil somente as pacientes que possuem planos de saúde recebem essas novas opções terapêuticas. Já as pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) não têm acesso, em sua maioria, a esses medicamentos. Portanto, a proposta da campanha é que essas terapias sejam acessíveis a todas as pacientes com câncer de mama metastático.
Pouco se discute sobre o câncer de mama em seus estágios avançados. Mesmo na fase metastática, quando o tumor atinge outras áreas do corpo, existem tratamentos eficientes que viabilizam o controle da doença. O câncer de mama metastático não precisa ser encarado como uma sentença de morte. Há medicamentos disponíveis hoje no Brasil que controlam o tumor, adiando ou impedindo sua progressão, dando mais tempo de vida para as pacientes. Mas o acesso a eles ainda é limitado. E contribuir com esta campanha pode mudar esse cenário.
A campanha Por Mais Tempo é uma iniciativa inédita e colaborativa em que médicos, ONGs e indústria se uniram para trazer à tona a realidade das mulheres com câncer de mama metastático, discutindo a doença e a importância do acesso aos tratamentos mais adequados!
Segue o link da campanha, e lá está disponibilizada uma petição a ser assinada! https://www.pormaistempo.com.br/
Por patrinutri
Olá Esther,
Muito bom você trazer este assunto a tona aqui na RedeHumanizasus!
Deixo aqui o vídeo citado por você nesta postagem.
Permita-me acrescentar uma informação a sua postagem: se este tipo de tratamento não está previsto como rotina no SUS, ele é possível através de uma solicitação judicial.
Historicamente, a meu ver, o SUS é mais eficiente que os planos de saúde, em especial, no que se refere a estas doenças onde há um alto custo envolvido.
Até onde sei, a quimioterapia e radioterapia são, em sua maioria, aplicadas através do SUS. Embora haja muita luta ainda a ser feita em favor da integralidade do cuidado.
Grande abraço,
Patrícia S C Silva
Coletivo de Editores da Rede Humanizasus