Jardim do Mulato realiza a sua V Conferência Municipal de Saúde
É instigante ver um pequeno e jovem município como Jardim do Mulato realizando a sua V Conferência Municipal de Saúde. O município está localizado na microrregião do Médio Parnaíba Piauiense, com uma população de aproximadamente 4.300 habitante, tendo sido emancipado em 1992. Até então era um Povoado chamado de “Mulato”. Conta os mais idosos, que o nome “Mulato” surgiu por volta do início do século XIX, quando cearenses faziam rota comercial pela localidade em direção ao Maranhão, e se hospedavam na casa de uma família de pele morena, e eles os chamavam de mulatos. Por conta da bela paisagem verde que possui, ao ser emancipado, o município passou a se chamar “Jardim do Mulato.”
Ontem (27), a Prefeitura de Jardim do Mulato, com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou a sua V Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem da População”, tem em vista debater os problemas de saúde do município e definir as diretrizes das ações de saúde a serem implementada na rede municipal para a melhoria da qualidade de vida da população.
Além do Prefeito e do Secretário Municipal de Saúde estavam presentes os profissionais da área de saúde do município, representantes da sociedade civil, usuários dos serviços de saúde, e diversas pessoas da população em geral.
A V Conferência Municipal de Saúde teve também como finalidade, discutir os eixos norteadores da 15ª Conferência Nacional de Saúde, debater os problemas de saúde local, e tirar os encaminhamentos para apresentação na 7ª Conferência Estadual de Saúde, tendo em vista as melhorias necessárias para a saúde do município.
No evento foram escolhidos os delegados que participarão da etapa estadual da 15ª Conferência Nacional, que será realizada no mês de setembro em Teresina.
Por patrinutri
Esta é uma mostra do quanto este sistema de saúde é legitimamente patrimônio do povo brasileiro.
Está em todos os cantos do Brasil.
E o que é mais feliz nisto tudo é que as pessoas estão efetivamente participando desta construção e cuidando deste patrimônio.
Defesa da vida!
Obrigada por compartilhar conosco esta aula de democracia e inclusão!
Bjs Patrícia