Coleta de Material Biológico em Comunidades de dificil Acesso.
Bom dia Colegas.
Busco informação, práticas, boletins, protocolos ou qualquer material que me possa auxiliar em elaborar uma atenção Laboratorial em comunidade de difícil acesso e de baixa renda social e econômica, alguém já teve experiência em este tipo de Multirão de Saúde?
3 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Olá cara Emília,
Uma vez ao mês minha equipe e eu saímos da praia da Fortaleza de barco (chatinha) em um trecho de 15 minutos até a comunidade caiçara do Bonete, também existe uma trilha que dura 1:30hs de caminhada pela mata, até então nunca houve um trabalho dirigido para a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis e/ou agudas transmissíveis na qualidade de multirão de testes laboratoriais, apenas casos isolados onde identificamos a parte clínica positiva onde passa a ser preconizado uma intervenção mais afunilada, são +ou- 15 famílias residentes e outra população flutuante, as famílias são dependentes do ecoturismo, mas não são organizadas, nunca tiveram um elo com ONG´S ou do próprio Município para desenvolver atividades sustentáveis que lhes rendessem dignidade ou um maior conforto, poucos podem sair da comunidade ou não tem condições financeiras para pagar um Barco que os levaria até um ponto de ônibus então até o Laboratório de referencia no centro de Ubatuba, pela difícil logística não há muita aderência na realização dos exames pedidos…A epidemiologia nesse resumo citado, reúne o Alcoolismo, Drogadição, Violência Doméstica, Depressão, Insônia, HAS, DMII e Dislipidemias.
O ponto de Partida desse projeto é apresentar a Secretaria de Saúde e ao Laboratório de Referência um documento onde nossa equipe possa ilustrar esse olhar Humanista para a Comunidade do Bonete. Lembre-se: por não ser zona eleitoral infelizmente passa desapercebida pelos projetos de desenvolvimento sócio-econômico da Prefeitura de Ubatuba.
Aguardo participações, serão de muita ajuda.
AbraSUS
Por Carlos Garcia Jr
Olá Leandro
Parabéns pela iniciativa!
Creio que se trabalho, junto com a equipe, será mesmo artesanal. Talvez, comecem e introduzam novas propostas neste sentido.
Quem pode auxiliar com questões especificas, possa ser o seu supervisor do Mais Médicos, quem sabe tenha alguma dica.
Fico à disposição! Abraços
Por Emilia Alves de Sousa
Olá Leandro,
Seja muito bem vindo à Rede HumanizaSUS!
Fiquei curiosa pra conhecer um pouco mais sobre essa comunidade onde trabalha!
Aqui na rede existem alguns profissionais cadastrados que atuam em áreas de difícil acesso assim como você. Espero que eles entrem nesse debate e colaborem com o seu trabalho!
Um abraço!
Emília