Programa Amigos do Peito

14 votos

amigos.png

O Programa Amigos do Peito chega ao sul do Piauí

O Programa  iniciou uma nova rota na prevenção e rastreamento do câncer de mama no estado. A partir do dia 24, até o dia 5 de setembro, o programa vai até os municípios de Colônia do Gurgueia e Uruçuí no sul do estado. A meta é realizar 480 exames de mamografia, contemplando mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

“Inicialmente, vamos priorizar os territórios onde há o que chamamos de vazio assistencial, como o Chapada das Mangabeiras e Tabuleiros do Alto Parnaíba. Nesses territórios, não houve nenhum registro de mamografia realizada em 2014. Iniciamos pelos municípios de Colônia de Gurgueia e Uruçuí ”, explica o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

De 24 a 29 de agosto, a carreta do Programa vai estar em Colônia do Gurgueia, atendendo ainda aos municípios de Elizeu Martins, Alvorada do Gurgueia e Manoel Emídio. De 31 de agosto a 5 de setembro, a carreta vai estar em Uruçuí, com atendimento a quatro municípios de seu entorno.

Para ter acesso aos exames ofertados pelo Programa Amigos do Peito – A prevenção contra o câncer de mama é a melhor aliada, é necessário que a mulher, na faixa etária entre 50 a 69 anos, tenha o encaminhamento da unidade de saúde do seu município. “É importante que a paciente procure a unidade mais próxima de sua casa ou procure mais informações na secretaria municipal de saúde”, reforça o secretário. 

O Programa iniciou o atendimento em Teresina, no bairro Dirceu Arcoverde. No período de 3 a 7 de agosto, foram realizados 200 exames de mamografias.

Amigos do Peito

Voltado prioritariamente às mulheres entre 50 a 69 anos de idade, o Programa Amigos do peito visa atender aproximadamente 20 mil mulheres a mais, por ano, em todo o Estado. Por dia, as duas carretas têm a capacidade de realizar até 80 procedimentos de mamografia. As carretas são equipadas com dois equipamentos de mamógrafo e um de ultrassom, em cada veículo, que ofertarão os serviços pelo Sistema Único de Saúde(SUS). 

A mulher atendida pelo Programa e que apresentem imagens sugestivas de câncer de mama, após a realização da mamografia, será encaminhada para serviço previamente pactuado, para realização de exames diagnósticos, como consulta com especialista, biópsia e anatomopatológico.

Em 2014, o Piauí registrou 152 óbitos por neoplasia maligna e a estimativa é que 520 novos casos sejam registrados nos anos 2014/2015 no Piauí.

Por Graciene Nazareno