Aplicativo auxilia na orientação nutricional para refeições saudáveis
9 votos
O TelessaúdeRS, projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), criou em parceria com o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, um aplicativo gratuito para apoiar o trabalho de profissionais e pacientes que necessitam de alimentação controlada por complicações de saúde. O “Dieta Dash” auxilia na manutenção de uma alimentação saudável e na melhor escolha de alimentos para prevenir e controlar a hipertensão arterial.
O aplicativo avalia refeições com relação aos níveis de sódio, gordura saturada, açúcar e outros fatores que podem dificultar o controle da hipertensão. Ele também fornece outras opções e receitas para substituir o alimento.
A nutricionista Sabrina Dalbosco participou do desenvolvimento do aplicativo e conta que a ideia da sua construção surgiu após o reconhecimento de ferramentas mobile no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis. “A Organização Mundial da Saúde tem investido e apoiado a implantação de aplicativos como intervenções promissoras e inovadoras para melhorar o controle de doenças. Além disso, o acelerado crescimento do uso de smartphones e tablets se apresenta como uma oportunidade para ações estratégicas de desenvolvimento profissional contínuo para profissionais de saúde”, diz.
O médico do Programa Saúde da Família em Conselheiro Lafaiete (MG), Vinícius Diniz, começou a usar o aplicativo para acompanhar as dietas para seus pacientes. “O que me fez permanecer utilizando o aplicativo foi o conteúdo proposto pelos menus. Um deles trata especificamente de analisar a dieta do paciente, o que se possibilita a abertura de uma discussão entre médico e paciente em torno do tema reeducação alimentar. Percebi que os pacientes que mais se envolveram neste debate e aderiram às mudanças propostas – tomadas em conjunto – foram os que mais melhoraram os índices de pressão arterial. Interessante observar que outros pacientes, não portadores de hipertensão e que aderiram às mudanças propostas, também se beneficiaram com os princípios de reeducação alimentar proposto pelo aplicativo”, disse o médico.
No aplicativo, o profissional pode enviar a avaliação por email para seu paciente. Também podem ser encontradas dicas de refeições saúdáveis, receitas e outras orientações como:
• Ranking de alimentos com alto teor de sódio
• Alimentos ricos em potássio
• Como interpretar melhor os rótulos de alimentos
• Dez passos para ua alimentação saudável e orientações para hipertensos
O Dieta Dash e todos os aplicativos do TelessaúdeRS/UFRGS são públicos, gratuitos e disponíveis para download para o sistema Android. Em breve, serão disponibilizados também para iOS. Faça o download do Dieta Dash (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sisqualis.dietadash )
Fonte: Blog da Saúde
Por laismonteiro
Olá Sebastian,
Nossa realmente fiquei bastante surpresa e encantada com essa proposta do aplicativo. Ainda mais hoje com a população cada vez mais preocupada em interessada com uma alimentação saudável esse iniciativa com certeza pode proporcionar mudanças significativas nos hábitos alimentares das pessoas promovendo assim até mesmo uma redução da incidência de DCNT que são uma das principais causas de morbi-mortalidade no nosso país.
=)
Laís Monteiro.