Vem aí a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
9 votos
A 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional será realizada de 3 a 6 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com a participação de cerca de 2 mil pessoas, entre delegados dos 27 estados, observadores e convidados, nacionais e internacionais.
Entre as autoridades, são aguardadas as presenças da presidenta Dilma Rousseff, de ministros de Estado, governadores, deputados e senadores, além do diretor geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o brasileiro José Graziano.
O lema do encontro é “Comida de verdade no campo e na cidade, por direitos e soberania alimentar”, que chama à reflexão para a alimentação adequada e saudável. A 5ª Conferência Nacional ocorre num contexto em que o Brasil, de acordo com relatório da FAO de 2014, saiu do Mapa da Fome Mundial, mas vê com preocupação crescerem os índices de sobrepeso e obesidade, além do avanço dos transgênicos e agrotóxicos.
Serviço
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Dias: 3 a 6 de novembro
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília
Contatos de imprensa: (61) 3411. 3483 – Marcelo Torres
3411. 2576 – Beatriz Evaristo
Rede Colaborativa em SAN: 3411. 3279 – Loíze Aurélio
MDS – Rejane Gomes: (61) 8179.9338
CAISAN – Sílvia Sousa: (61) 9293.9687
Por laismonteiro
Olá Sebastian,
Muito legal você ter lembrado da realização da Conferência esse ano aqui em Brasília, e ela vem com enfoque ainda mais forte contra a utilização cada vez mais frequente das comidas industrializadas e a utilização indiscriminada do uso de agrotóxicos devido à correria que a população vive hoje associada à falta de tempo para preparo de suas próprias refeições e para a prática de exercícios físicos assim como a comodidade em pegar tudo "pronto". Hoje, vivemos em uma sociedade imediatista, egoísta e individualista que não se preocupa com as consequências que seu estilo de vida hoje pode proporcionar a longo prazo e não apenas em relação à comida industrializada mas também, em relação à área estética onde tudo é feito para se conquistar os padrões de beleza máximos estabelecidos pela sociedade. E hoje, a alimentação e nutrição está totalmente difundida nesse meio apesar de ser praticada pela grande maioria não como um estilo de vida mas, como uma condição atuação para conseguir determinado objetivo (puramente estético).
Com certeza, a conferência irá "abrir a mente" das pessoas de modo que elas passem a ver e entender a alimentação e nutrição como parte importante do processo de promoção de saúde proteção aos agravos em saúde. Afina como já dizia Hipócrates: "Que o seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio".
Saudações.
Laís Monteiro