Muitas palavras a dizer… A mostra vai começar!

11 votos

 

 

Texto apresentado para a abertura da Mostra de Vídeos SUS Câmera Ações! O Trabalho que a Gente Faz! (Autoria Tatiana Caetano, com revisão coletiva do Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí)

Boa tarde a todos!

Sejam muito bem vindos à Mostra de vídeos “SUS, câmera, ações: o trabalho que a gente faz”. É com grande alegria que o Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí e a ETSUS recebem vocês nessa tarde de pura arte e talento.
O Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí existe desde 2005 e reúne trabalhadores, gestores e usuários do SUS dos 14 municípios membros da AMMVI. De forma participativa e inclusiva, vem desde sua criação discutindo a gestão e a atenção no SUS e, dessa forma, solidificando a Política Nacional de Humanização nos territórios da nossa região.
Desde o ano passado, o Comitê vem apostado na arte para disparar processos de mudanças nas ações de saúde no Médio Vale. Na semana nacional de Humanização de 2014, o Comitê organizou a Mostra “Imagens do SUS que dá certo”, convidando trabalhadores, gestores e usuários a pensarem seus processos de trabalho e a forma como ele vem sendo divulgado nas mídias. Através das imagens e das rodas de conversa, foi possível compartilhar saberes e experiências, num processo de crescimento de todos os participantes. Após o evento, a Mostra tornou-se itinerante, percorrendo os territórios ainda com o propósito de levar à reflexão de tudo que fazemos nos espaços onde trabalhamos.
Neste ano, o Comitê novamente se valeu da arte para mobilizar. Organizou O Show “Talentos do SUS: a arte da Humanização”. Realizado em Pomerode, o evento convidou usuários, gestores e trabalhadores a mostrar seus talentos e como eles podem ser bons meios para se pensar e produzir saúde no cotidiano. As fotos desse evento estão em exposição nos corredores da ETSUS.
Hoje o Comitê tem uma proposta simples e audaciosa: mostrar o trabalho de cada um no SUS. Simples, porque o trabalho está conosco em grande parte do nosso dia, faz parte do nosso cotidiano. Mas audaciosa ao perguntar: “o que fazemos de bom?” e assim nos convidar a parar e refletir sobre o nosso trabalho por uma perspectiva totalmente oposta ao que estamos acostumados a ver nas mídias e no dia-a-dia: o olhar para aquilo que dá certo!
Com esse convite, o Comitê tem o desejo de disparar a reflexão sobre os processos de trabalhos em cada equipe, de cada individuo. “O que está bom? O que ainda me desafia? O que me motiva?” São perguntas que queremos provocar em cada um nessa tarde.
Para abrilhantar nossos trabalhos iniciaremos com uma roda de conversa, onde participarão representantes escolhidos das equipes inscritas na Mostra. Como disparador desta conversa convidamos a equipe do Centro de saúde do Idoso de Blumenau a compartilhar conosco sua experiência em um processo de trabalho exposto em um vídeo que mereceu Menção Honrosa da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde e fará parte de um documentário sobre os 10 anos de Humanização no Brasil. Em seguida teremos a apresentação dos vídeos inscritos para a Mostra.
Esperamos que seja uma tarde produtiva e leve. Cheia de emoções e inquietações. Acima de tudo, uma tarde de sucesso.
Os vídeos apresentados na Mostra estarão à disposição de todos para reverem com suas equipes de trabalho no blog do Comitê de Humanização do Médio vale do Itajaí na Rede Humanizasus, pelo endereço eletrônico redehumanizasus.net
Obrigada
 

agradecimento_mostra_de_videos.jpg

Agradecemos imensamente ao nosso querido Thiago Pereira da ETSUS Blumenau por realizar o cerimonial do evento!

E a toda a equipe da ETSUS por seu apoio e colaboração, em especial,  a Diretora Claudia Langue, Gisele Ruaro, Michele Deunizio, Aline e todos os demais membros da equipe que nos apoiaram de muitos modos para que tudo fosse possível (encher balão, fazer café, organizar exposição de fotos, pendurar banners, instalar equipamentos, ajustar o som… ) e tantas pequenas e determinantes ações que acontecem para que um evento se realize.