SEGURANÇA DO PACIENTE: CUIDAR BEM PARA CUIDAR MELHOR (IPPMG/UFRJ)
Nesta última quarta feira, 02 de dezembro de 2015, o Instituto de Pediatria da UFRJ (IPPMG/UFRJ) deu mais um passo importante naquilo que seus atuais diretores, Dr. Edimilson Migowski e o Enfermeiro Bruno Leite Moreira, consideram prioridade e meta principal: a excelência da atenção, do ensino e da pesquisa humanizada dentro do Instituto.
Aberto pelo vice diretor Bruno Moreira, o I Simpósio de Segurança do Paciente, promovido pela Divisão de Enfermagem, esquenta as turbinas para atender a mais este programa do Ministério da Saúde.
Como bem discursou Bruno Moreira na abertura, o IPPMG/UFRJ é uma instituição de vanguarda na luta pelo SUS, com diversas ações, nem sempre conhecidas do público. Várias iniciativas consideradas de Humanização com H maiúsculo são não só promovidas, mas efetuadas dentro da Instituição, cujo desafio maior ainda é a integração destas ações que, fragmentadas, passem a ser encaradas como uma política institucional importante, difundida e assumida por todo o corpo social.
A presença na abertura da Diretora Administrativa, Michelle Morales, do Diretor Assistencial, Ricardo Barros e do Departamento de Pediatria, Dr. Giuseppe Pastura, demonstra bem este esforço de integração, quando todos apoiam e se mostram dispostos a colaborar com o processo.
O Programa de Segurança do Paciente visa, como principal objetivo, diminuir os riscos e danos causados aos pacientes pelo ato de cuidar que, felizmente, sendo estatisticamente discretos, quando se considera a população atendida como um todo, atinge um alarmante número de usuários sequelados e que vieram a óbito.
O Programa se encontra disponível no site do Ministério da Saúde e, dentre suas várias ações, determina seis regras básica que, segundo o Prof. Victor Grabois (FIOCRUZ) exige reconstruções do sistema de cuidar e a formação para assistir com segurança.
A isto, a Dra. Adélia Quadros defende: sim, é possível a qualidade e a segurança nas instituições de saúde.
Os conceitos e dispositivos foram discutidos amplamente pelos palestrantes que incentivaram o conhecimento das seis metas internacionais:
Enfim, um pontapé inicial que, esperamos, dê frutos, para o que o Núcleo de Humanização, presente ao evento, também se mostra disposto a colaborar.
Outra notícia importante, é a existência de:
Enfim, importante abertura de roda de conversa para que aquilo que é movimento ainda isolado vire um esforço de construção conjunta.
Parabéns ao IPPMG, à Divisão de Enfermagem e à Direção do IPPMG por esta importante iniciativa.