Um Coro de Esperança
Você gosta do serviço nacional de saúde do Reino Unido (NHS)? Esse vídeo gravado por um coro de trabalhadores do NHS está fazendo enorme sucesso por lá. Agora, no Brasil, se fizéssemos a mesma pergunta talvez recebêssemos um tsunami de respostas negativas.
Em primeiro lugar porque praticamente não existe na imprensa espaço de divulgação das experiências exitosas, nosso SUS que dá certo.
Em segundo lugar porque boa parte das pessoas ainda não compreenderam a abrangência do SUS presente na mesa à cirurgias de altíssima complexidade passando pelas inúmeras ações preventivas na atenção básica.
Em terceiro lugar por que as iniquidades do sistema devem-se muito mais ao fato de que para nossos governantes não existe vontade política de se privilegiar investimentos para a saúde pública, visto pela maioria dos políticos como um sistema "alternativo" de atendimento para os pobres e miseráveis, um "tapa buracos" Nesse instante, o que ocorre no Rio de Janeiro é a ponta do iceberg da indiferença.
Mas tenho esperanças. Chegará o dia em que um coro de de trabalhadores do SUS gravará uma canção que será um enorme sucesso. Desde já poderíamos sugerir a canção. Para os dias do presente que sempre sustentam o futuro, quem sabe "Amanhã" de Guilherme Arantes. E você, qual é sua canção?
FELIZ ANO NOVO COM MUITOS "ABRASUS"
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
Esperança de que um dia a saúde não seja mais um bem tornado mercadoria como qualquer objeto de consumo.
Esperança de que se dê visibilidade não mais aos aspectos narcísicos da vida no capitalismo.
Esperança de afetos compartilhados e vida plena por toda a parte!