Campanha de combate ao Aedes Aegypti
“Cidade Limpa é cidade sem Aedes Aegypti”. Este foi o slogan do mutirão realizado ontem, (26) em alguns bairros de Teresina, uma campanha que faz parte do Plano Municipal de Enfrentamento ao Aedes aegypti, e que tem por objetivo mobilizar a população para a prevenção da Dengue, Zika e Chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito.
O foco da campanha é a informação e intensificação na coleta do lixo e entulho residencial. Garis limparam os esgotos nas portas das casas e agentes de endemias realizaram vistorias nas residências para eliminar criadouros do mosquito.
O agente de endemias João de Barros esclarece que o mosquito aproveita qualquer acúmulo de água para servir de criadouro, como garrafas, tampas e outros recipientes. "As pessoas precisam ficar atentas, qualquer material pode servir para o Aedes se proliferar", explicou.
Na residência da técnica em saúde bucal Fabiana Silva são criados peixes ornamentais para o combate do mosquito. Nos aquários, as larvas do mosquito acabam virando alimento e o reservatório além de fechado, é limpo com frequência.
Segundo informação da SESAPI, em todo o Piauí, foram notificados, neste ano, 7.458 ocorrências de dengue e destes, mais de 6 mil já foram confirmados. Teresina lidera o ranking das cidades com 4.801 casos notificados.
A campanha terá prosseguimento e já estão agendados mutirões em outras áreas da cidade para os dias 2 e 9 de janeiro de 2016,
“Vamos fazer a nossa parte. Juntos somos mais fortes! “, destacou o prefeito Firmino Filho.
Por Emilia Alves de Sousa