VER-SUS e a Saúde da População Negra

8 votos

O VER-SUS, Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, é um dispositivo de aprendizagem para estudantes universitários e militantes de movimentos sociais, que visa a formação de futuras/os profissionais engajadas/os ético-politicamente na defesa do SUS. O projeto VER-SUS no Vale do São Francisco está em sua 4º edição e esse ano trouxe como tema a Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas, abrangendo os municípios de Juazeiro-BA, Senhor do Bonfim-BA e Petrolina-PE.

Em seu sexto dia de atividades (18 de janeiro), o VER-SUS no Vale teve como eixo temático a “Saúde da População Negra”. Para isso as/os participantes foram conhecer o município de Senhor do Bonfim, no norte baiano. A cidade foi escolhida, principalmente, por ter uma comunidade remanescente de quilombo, Tijuaçu, que abriga uma Unidade de Saúde da Família (USF) que está implantando a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Além disso, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Tijuaçu, e o Terreiro Tupoiaoo, localizado no Bonfim III, foram visitados.

As/os viventes iniciaram sua programação em um encontro com profissionais da Unidade de Saúde da Família de Tijuaçu, que é pioneira na implementação da Política Nacional de Saúde da População Negra, onde se discutiu o funcionamento da unidade e como ela atua a partir das características da população local, além dos principais desafios enfrentados por essas/es trabalhadoras/es no combate ao Racismo Institucional.  Para ampliar a discussão, Eliana Sacramento, mestranda da Universidade Estadual da Bahia, que desenvolve projeto sobre Educação Popular em Saúde em Tijuaçu, compartilhou as suas experiências.

Acompanhadas/os por Agentes Comunitários de Saúde, as/os participantes puderam conhecer de perto o trabalho dessas/es profissionais, ver as características do território (conhecendo até comunidades criadas estrategicamente para defender o quilombo, ainda durante a época da escravidão), e, principalmente, ter contato com a população local que mantém viva as suas tradições. Na visita ao CRAS, foi possível conhecer o trabalho realizado na assistência social e a sua interação com a equipe de saúde da família.

Ainda na Unidade de Saúde da Família, foi realizada uma intervenção artística por Alex, artista do município. As imagens grafitadas nas paredes do muro externo foram escolhidas a partir de sugestões apresentadas pelos membros da comunidade e da equipe de saúde da família, com o objetivo de reforçar a identidade histórica do povo de Tijuaçu e de colaborar para que a população se reconheça naquele espaço.

Durante a tarde, as/os viventes foram recebidas/os pelo presidente da Associação dos Povos de Terreiros de Senhor do Bonfim, Antônio Alves Sobrinho, que também é agente comunitário de saúde, no Terreiro Tupoiaoo. A visita também contou com a presença de profissionais da equipe de saúde da família do Bonfim III e proporcionou a compreensão da função do terreiro enquanto potencialidade para promoção de saúde no bairro, além de discussões sobre os impactos da intolerância religiosa na saúde, principalmente da população negra, e a importância da organização popular do povo negro contra as opressões que ainda são enfrentadas.

Ao fim do dia, o encerramento aconteceu com as mulheres do Samba de Lata de Tijuaçu. Após partilharem as raízes culturais de seu trabalho o grupo se apresentou com danças, cânticos e histórias de seus antepassados. Toda essa vivência contribuiu para que as/os participantes do projeto se sensibilizassem com as especificidades da saúde da população negra, além de reconhecerem a necessidade de lutar contra o Racismo Institucional, que ainda compromete o atendimento à saúde ao povo negro no nosso país.

Que tal conhecer mais o VER-SUS no Vale? É só curtir: https://www.facebook.com/versusnovale/?ref=ts&fref=ts 

 

Antes e depois da USF Tijuaçu: