7 de Abril – Dia Nacional em Defesa do SUS e da Democracia
Toda a comunidade de saúde mobilizada em defesa de um SUS forte e democrático. Este é o objetivo do Dia Nacional em Defesa da Democracia que será lançado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) no próximo dia 07 de abril, fazendo coincidir com o Dia Mundial da Saúde.
A saúde pública na conjuntura atual de crise política e econômica, com a possibilidade do Golpe de Estado, vem sofrendo ameaças de privatização e destruição, o que certamente comprometerá de forma drástica a qualidade de vida da população brasileira como um todo.
A questão é preocupante e não podemos ficar indiferentes a essa ameaça de sequestro dos direitos sociais, individuais e coletivos, das políticas de estado voltadas para a inclusão social, entre elas o SUS.
Assim, é com esse sentimento de defesa de um SUS universal e democrático que as universidades, instituições publicas ligadas a saúde, os movimentos sociais, os trabalhadores de saúde e simpatizantes estão se mobilizando em prol dessa campanha em todo o pais. E a participação de todos é muito importante.
Em Brasília, o CNS convoca o ministro da saúde e os servidores para no dia 07 de abril dar um abraço simbólico na sede do órgão, na Esplanada dos Ministérios. Também convida as instituições e organizações que defendem o direito à saúde, em especial os Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde, para que ocupem e abracem, em cada cidade brasileira, um símbolo da presença do SUS.
Bora participar!
Por Emilia Alves de Sousa
O SUS é um patrimônio do povo brasileiro. Defendê-lo, portanto, é um compromisso de todos. Não podemos permitir que essa ameaça de destruição dos direitos de saúde conquistados a duras penas se concretizem.
Vamos fortalecer esse movimento!