SUS chama a atenção do mundo pelo seu caráter universal e o relativo grau de eficiência em um país de grandes dimensões
A gente aqui se desdobrando para salvar o SUS de todo tipo de ataque e ameaça, enquanto ele esteve em discussão durante todo mês de abril na “Brazil Conference at Harvard and MIT”.
Que interesse desperta o SUS lá fora?
A edição especial sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) a ser lançada em breve por uma das mais importantes revistas médicas do mundo, a “The Lancet”, dá uma ideia: “O programa será analisado por sua abrangência. A maior curiosidade em torno do SUS é a universalização do serviço e seu relativo grau de eficiência em um país de grandes dimensões.”
A notícia saiu no jornal Valor Econômico, no dia 02/05/2016, e pode ser acessada no link abaixo:
Revista médica britânica ‘The Lancet’ prepara edição especial sobre o SUS
O site do jornal não permite copiar o conteúdo da matéria , mas ela pode ser acessada gratuitamente, fazendo um breve cadastro.
Por deboraligieri
Da mesma forma que no caso do impeachment, parece que a imprensa internacional tem uma atuação bem diversa daquela da mídia brasileira tradicional, que há muito tempo deixou de reportar e analisar fatos através do trabalho jornalístico para fabricar verdades que mais interessam aos seus negócios do que aos leitores e à sociedade em geral.
Aguardemos a edição especial do The Lancet sobre o SUS, que ela traga luz ao sistema que tanto vem sendo atacado pela mídia nacional e pelos projetos que, se não inviabilizam, enfraquecem muito a saúde pública, como a desvinculação de receitas e fim dos investimentos mínimos em saúde.