Post de Lucas Guimarães, Pryscila Gabrig e Taviana Areal
7 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Uma postagem à altura da relevância do tema.
“O acolhimento é um dispositivo de acionamento de redes internas, externas, multidisciplinares, comprometidas com as respostas às necessidades dos cidadãos” (PNH-2009)
Por patrinutri
Caros Lucas, Pryscila e Taviana,
Que grata surpresa esta produção de uma Folha da Saúde com a marca Rede Humanizasus!
Muito bom pensar que temos um espaço amplo para coloca em debate diversas diretrizes que são tão importantes a um SUS democrático.
Porém há que se fugir das armadilhas de misturar o que está em nosso senso comum sobre acolhimento e o que a diretriz do acolhimento como postura ética nos quer dizer.
Costumo comentar que o trabalhador deve sempre ir com sua ética ao trabalho e não com sua moral, pois a moral julga sempre com certo pre conceito, já a ética abre espaço ao difrente e ao diálogo democrático.
Acolher é tambem abraçar, acolher também demonstrar amor, mas o acolhimento do ponto de vista ético é aplicação da equidade na radicalidade que princípio prevê. É ser resolutivo para as demandas dos usuários, sem ferir os direitos dos trabalhadores e nem tão pouco a lei que atravessa toda esta relação.
Acolher é poder colocar na roda de conversa os analisadores, os desafios do dia a dia, é poder parar pra refletir porque dizemos tantos nãos aos usuários, por que os fazemos peregrinar tanto, por que criamos tantas regras que transforma-se em barreiras de acesso.
Acolher pode ser uma pequena palavra, mas engloba um mundo de valores e reflexões.
Muito bom poder ter esta conversa por aqui! Que venham outras folhas da saúde.
Bjs Pat
Bom diaaa!!!Nossaa que tudo este trabalho ,amo o acolhimento é muito amor envolvido,atenção para com o proximo escutar o proximo ajudar ate oferecer carinho colocar no lugar do clientee.acolhimento é tudo na humanização com o proximo.
Por setenunes
Ola,
gostei muito da abordagem.
a informação colocada de forma criativa.
Parabens!!!!
SEte
E como anda esse acolhimento? Não tenho ouvido falar nada sobre o assunto.
Por patrinutri
Olá José Dirceu, este acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de humanização, que tem sido aplidaca em várias áreas da saúde coletiva no Brasil.
Há também a partir desta diretriz um dispositivo, ou seja uma ferramenta aplicativa que é chamada acolhimento, mas que na verdade se refere a classificação de risco para avliação e atendimento de casos mais graves.
Em diversos serviços de saúde esta ferramenta tem sido aplicada com muito sucesso, garantindo acesso prioritário aos casos mais graves e respeitando um tempo de espera para casos que podem esperar para atendimento.
Espero ter esclarecido um pouco sua dúvida, porém se desejar poderemos seguir nesta conversa.
Há uma outra publicação que reune vasto material sobre on assunto aqui na Rede Humanizasus https://redehumanizasus.net/90050-acolhimento-vivificacao-da-producao-de-saude e há também publicações do Ministério da Saúde sobre o tema que constam em nosso acervo da PNH
https://redehumanizasus.net/93776-acolhimento-e-classificacao-de-risco-nos-servicos-de-urgencia
https://redehumanizasus.net/95273-acolhimento-na-gestao-e-o-trabalho-em-saude
Grande abraço e até breve!
Por deboraligieri
Lucas, Pryscila e Taviana.
Vocês tem toda a razão: “O SUS que dá certo é um SUS que atende ao cuidado da atenção”.