A efetivação das Oficinas de Reflexão Coletiva Sobre o Processo de Trabalho na Atenção Básica em execução desde 2015, tem por objetivo geral, conhecer o processo de trabalho dos profissionais da Atenção Básica do Município de Viçosa, envolvendo Médicos, Dentistas, Enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos e demais profissionais.
Nas oficinas utilizamos a metodologia das Rodas de Conversas, priorizando e incentivando a fala dos trabalhadores da saúde, bem como provocando a importância da reflexão sobre um novo fazer na saúde, que deve vir alicerçado em uma nova forma de lidar com o trabalho e no trabalho.
As bases teóricas norteadoras para um novo olhar/fazer saúde no município d e Viçosa, tem sido a Política Nacional de Humanização do SUS, A Educação Permanente em Saúde e a Portaria da Atenção Básica- 2488 de 21/10/2011.
O processo está a todo vapor e estamos apenas no início de uma deliciosa jornada, que acreditamos e já observamos as mudanças provocadas nas inquietações, nos desabafos e no compromisso em voltar a acreditar que vale a pena ter esperança na construção de novas relações de trabalho e de produção d e saúde.
As oficinas são pensadas e executadas por uma equipe de 5 profissionais, envolvendo Assistentes Sociais, Coordenadora da AB, Coordenadora de planejamento e Farmacêutico.
A semente está sendo plantada, e todos já tem a certeza de que o germinar dela dependerá do envolvimento coletivo dos envolvidos. Uma ação desafiadora frente o atual contexto político, econômico e social pelo qual passa o país, mas com certeza gratificante se nos levar a atuar de forma coesa com usuários, gestores e trabalhadores.
Tânia de Alcântara Moura Vilela
Por Emilia Alves de Sousa
Oi Tania,
Muito importante a propostas das oficinas usando as rodas de conversa como ferramenta de produção coletiva.
O método da roda parte do pressuposto de que a produção de saúde se dá numa rede de relações entre sujeitos, um modo interativo de fazer, valorizando os saberes de cada profissional, fazendo circular de forma horizontalizada o diálogo, onde cada um compartilhe suas idéias, seus desafios e juntos integralizem as múltiplas necessidades do usuário.
Compartilho aqui uma publicação do Erasmo Ruiz que traz uma discussão interessante sobre o método da roda.
https://redehumanizasus.net/10193-o-fetiche-da-roda
O que acha de inserir uma imagem no post para um possível destaque no carrossel da Rede?
Caso necessite, compartilho aqui um tutorial que mostra como fazer.
https://redehumanizasus.net/ajuda#imagens
AbraSUS!
Emília