Esse post é um convite para começarmos um buzinaço de Fanzines em todo Brasil para defesa do SUS, da Seguridade Social e da Democracia. O BUZINE SAÚDE (https://www.facebook.com/buzinesaude/) surgiu como uma das propostas dos grupos estratégicos do SEMINÁRIO EM DEFESA DO SUS E DO DIREITO À SAÚDE, na cidade de Campinas/SP, com o objetivo geral de Defesa da Saúde, da Seguridade e da Democracia no Brasil. Tem muita galera já espalhando a proposta que é de construção essencialmente coletiva e mandando suas contribuições para a primeira edição até o dia 30.07.2016. Compartilhe você também essa ideia em seu município para Buzinar em todos os Locais que Ninguem Mexe no Sus, NENHUM DIREITO A MENOS!.
Segue a baixo parte do Edital para quem ficou curioso e quer saber mais sobre os nossos FANZINES.
1. DOS OBJETIVOS
1.1 Democratização da comunicação e da produção de conhecimentos em Saúde;
1.2 Inclusão dos conhecimentos produzidos em Saúde na produção midialivrista;
1.3 Produção de comunicação positiva sobre o SUS, facilitando o conhecimento e a apropriação dos usuários sobre o sistema (endomarketing);
1.4 Aproximação da luta pelo SUS e pelo direito à Saúde de outras lutas sociais;
1.5 Promoção de encontros entre atores sociais diversos em favor da defesa de direitos sociais e das lutas pela Democracia no Brasil;
1.6 Circunscrição de um projeto político popular para a Saúde, a Seguridade e a Democracia no Brasil;
1.7 Viabilização do desempenho das demais propostas especificadas na SÍNTESE DA DISCUSSÃO DOS SUBGRUPOS do SEMINÁRIO EM DEFESA DO SUS E DO DIREITO À SAÚDE. Disponível em:
2.1 A inscrição de conteúdos para publicação no BUZINE SAÚDE é livre, não exigindo titulações (graduação, pós-graduação, etc.), não sendo estratificadas por qualidade de produção (A, B, C, D…), mas favorecendo o protagonismo de toda pessoa interessada na apropriação e na distribuição de ideias relacionadas aos objetivos da publicação.
2.2 Interessados e interessadas deverão apenas enviar o conteúdo para possível publicação ao endereço eletrônico: [email protected]
2.3 Os conteúdos deverão estar relacionados ao respectivo tema divulgado para o número da publicação (ex. BUZINE SAÚDE nº 1, Tema: #nenhumdireitoamenos)
2.4 Recomenda-se a inscrição de conteúdos pouco extensos em números de caracteres e espaços, mas potencialmente extensos e significativos do ponto de vista intelectual e emocional.
2.5 A submissão de conteúdos poderá ser anônima ou conter identificações, a critério do(a) inscrito(a).
2.6 Os conteúdos inscritos que não forem selecionados para a publicação de um número específico, permanecerão disponíveis em banco de dados e poderão ser contemplados em números seguintes.
3. DA EDIÇÃO
3.1 As publicações serão editadas por pessoas que se declararem interessadas enviando email para: [email protected]
3.2 A seleção dos conteúdos inscritos ficará a critério do(a) editor(a) da vez.
3.3 A edição do primeiro número da publicação será anônima. A identificação ou o anonimato ficará a critério dos(as) editores(as) dos números seguintes.
3.4 O(A) editor(a) estará responsável pela seleção de tema específico para o número da respectiva publicação, pela elaboração de material de divulgação para chamada de inscrições e pela divulgação do material editado para que seja impresso e distribuído.
3.5 O(A) editor(a) da vez poderá contar, em qualquer tempo do processo, com auxílio e colaboração de outros(as) integrantes do Coletivo BUZINE SAÚDE.
3.6 O(A) editor(a) poderá expressar-se e esclarecer-se livremente em item específico: NOTA DO(A) EDITOR(A) DA VEZ.
3.7 Eventualmente poderão ser editados mais de um número da publicação concomitantemente. A edição está autorizadaa partir da comunicaçãodo número e tema da edição enviado ao email [email protected] pelo(a) editor(a) interessado(a).
4. DA IMPRESSÃO E DA DISTRIBUIÇÃO
4.1 O primeiro número do BUZINE SAÚDE será impresso em duas folhas (quatro páginas) editadas e dobradas em formato original.
4.2 O primeiro número do BUZINE SAÚDE será editado e impresso em preto e branco.
4.3 Recomenda-se que os números seguintes respeitem o formato reduzido a poucas páginas e em preto e branco, visando o baixo custo de impressão e deste modo, facilitando a distribuição em massa do BUZINE SAÚDE.
4.4 A impressão e a distribuição ficará a cargo dos mais diversos atores sociais de todo o Brasil, servindo-se para tanto dos meios financeiros que lhes apetecerem.
4.5 O esforço para a ampliação de números do BUZINE SAÚDE divulgados, editados, publicados, impressos e distribuídos é de responsabilidade do Coletivo BUZINE SAÚDE.
5. DOS RECURSOS
5.1 Toda pessoa que se declarar contrariada ou não representada pelos conteúdos publicados poderá editar uma contra-publicação discriminada pela expressão Lado B. (ex. BUZINE SAÚDE nº 1 – Lado B)
6. DISPOSIÇÕES FINAIS
6.1 Todas as pessoas que participam ativa ou passivamente dos processos de divulgação, inscrição, edição, impressão e distribuição do BUZINE SAÚDE compõem o Coletivo BUZINE SAÚDE, até que se declarem contrários.
6.2 O(A)s editores(as) se servirão do banco de dados disponível em: [email protected]
SENHA: NENHUMDIREITOAMENOS
6.3 Os emails enviados do endereço [email protected] para outros endereços eletrônicos deverão ser assinados da seguinte maneira: Coletivo buZine SAÚDE
6.4 Fica vedada a publicação de conteúdos fascistas, machistas, racistas, preconceituosos, elitistas, misóginos, em desacordo explícito com os objetivos da publicação e de caráter ofensivo e desrespeitoso aos Direitos Humanos.
6.5 O presente edital poderá ser ratificado, bem como outros editais publicados, caso contrário, permanecerá este em vigência para os seguintes números da publicação.
6.6 O uso de criatividade é obrigatório.
6.7 As questões não previstas neste edital serão resolvidas pelo Coletivo BUZINE SAÚDE.
Por Jessica Farias Dantas