Quer assistir um vídeo leve e de fácil entendimento sobre as Redes de Atenção à Saúde? O link abaixo traz o vídeo feito para a FOP Unicamp sobre as Redes de Atenção à Saúde (RAS). O objetivo do mesmo é proporcionar um entendimento introdutório, porém sistêmico das redes, de forma que tanto alunos de graduação (ou até mesmo de pós-graduação) quanto equipes de saúde, possam dispor de uma visão sintética e lúdica a respeito do tema. Dessa forma, se propõe a ser utilizado como um disparador de discussões e rodas de conversa em todos os diálogos possíveis sobre um tema que, por seus inúmeros desdobramentos, é complexo. Tem curta duração (cerca de 15 minutos)
Gigli Testoni
Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0N_9KKu15oM
21 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por Gigli Testoni
Obrigada, Guto! Valeu!
Olá Gigli,
Obrigada por postar um vídeo desta importância prá mais gente se ligar na potencialização das RAS.
A propósito, temos um tutorial de postagem de vídeos que pode te ajudar a deixá-lo mais visível para todos:
https://redehumanizasus.net/ajuda#youtube
Por Gigli Testoni
Obrigada pela dica, Maria Luiza! Abraço! Gigli.
Sem dúvida, um vídeo que traz informações importantes sobre as RAS, uma modelo de gestão em saúde que busca romper com o sistema fragmentado da produção de saúde no SUS, produzindo mais resolutividade no sistema.
Valeu Gigli pelo compartilhamento!
AbraSUS!
Emília
Por Gigli Testoni
Emilia, que bom que gostou do vídeo. Obrigada mesmo. A ideia é ser também um vídeo de resistência nesses tempos difíceis que estamos vivendo. Grande abraço! Ou melhor mesmo… AbraSUS!
Gigli
Adorei a maneira que você apresenta o tema!
Parabéns…
Um abraço, Carina, Serviço Social, Hospital Independência – POA
Por Gigli Testoni
Puxa, que bom! Muito obrigada, Carina. Abração!
Por deboraligieri
Cara Gigli.
Parabéns por este vídeo maravilhoso que, através da criatividade, de forma simples e objetiva, explica um assunto bastante complexo, e em menos de 15 minutos traz todas as características jurídico-políticas das redes de atenção à saúde, sem deixar de incluir teorias e fontes de informação (entendi melhor o COAP pelo seu vídeo do que lendo um texto da Lenir Santos). E a linguagem acessível permite que usuários do SUS como eu se informem e entendam melhor as RAS, e se qualifiquem para exercer o controle social. Fantástico!
Indiquei seu post para uma colega nossa daqui da RHS, a Cristine Nobre Leite, que também usa largamente a arte como recurso didático. Será que é coisa de dentista? Você no audiovisual, e a Cristine no cordel.
Obrigada por compartilhar o vídeo conosco!
Abraços,
Débora
Por Gigli Testoni
Débora, que gentil da tua parte! Obrigada pelas palavras! Se eu conseguir ajudar as pessoas a entenderem melhor o assunto, fortalecendo dessa forma a defesa do SUS, já estou muito feliz.
E quanto à Cristine Nobre Leite, eu já a conheço pelo talento. Ela é admirável mesmo. Isso que eu nem sabia que ela tocava algum instrumento. Incrível. Muito genuíno o seu trabalho. Nota 10.
Grande abraço! Tudo de bom!
Gigli. 😀
Obrigada Gigli,
Se eu sou 10 você é 1000. Muita generosidade sua e da Débora.
Estou deslumbrada com teu vídeo.
Beijos,
Cristine
Obrigada por lembrar de mim Débora.
Amei!!
Beijos,
Cristine
Querida Gigli,
Que boa surpresa vê-la aqui na Rede falando das Redes e ao som instrumental de “Mulher Rendeira” (cujo autor é da minha terra) !!!
Já conhecia o seu talento de desenhista graças ao professor Jaime Cury. Agora passei a admirá-la ainda mais : Que didática!!!
Aprendi muito agora e vou compartilhando o vídeo para meus amigos que fazem a Saúde Pública.
Um forte abraço e quero ver mais post seu na RHS.
Beijos,
Cristine
Por Laís Vignati
Que vídeo incrível! Vou sugerir que vejamos na próxima reunião de Rede em equipe.
Obrigada!
Por Gigli Testoni
Que amor… Que bom que será útil! Fico muito feliz mesmo.
Obrigada, Laís Vignati!
Abraço!
Gigli.
Olá Gigli!
Amei o vídeo, ele trouxe de uma forma simples e clara tantos conceitos que as vezes achamos densos e dificeis de compreender sobre as RAS que está tão fragmentada e fragilizada. Tentar estruturar a AB e tentar trasforma-la na entrada do serviço de saúde já é uma grande oportunidade de diminuir filas desnecessárias, tentar integrar as equipes de todos os serviços e a estruturação das linhas de cuidados também seriam grandes oportunidades de potencializar as RAS.
Abraço, Lorena!
Por Gigli Testoni
Que legal, Lorena. Sabe o que eu penso? Que falar dessa forma ajuda a trazer mais pessoas para entender e valorizar a riqueza da proposta do SUS, principalmente da AB. Abração e obrigada pelas palavras!
Adorei o vídeo Gigli! As RAS são arranjos de açoes e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado (Ministério da Saúde, 2010 – portaria numero 4.279.
Por Gigli Testoni
Obrigada, Gabriela. Abraço!
Por Leonardo Santos
Olá Gigli! Poxa que bacana esse vídeo, uma forma muito didática de compreender como funciona as Redes de Atenção de Saúde. Nosso SUS tem uma proposta tão bacana e apesar da dificuldade de plena implantação vale muito a pena lutar por ele. Fortalecer as RAS é fortalecer todo sistema de saúde, em especial a Atenção Básica, que precisa ser uma base forte para o SUS!!!
Abraço!
Leonardo/Estudante de Saúde Coletiva
Por Gigli Testoni
Leonardo, obrigada pela palavras. E falaste muito bem! Estamos juntos nessa luta! Abração!
Por AUGUSTO CESAR SOUSA RAIMUNDO
Recomendo o vídeo…. muito didático e com conteúdo muito proveitoso.