Vamos lá pessoal!!! vamos povoar nossa RHS com reflexões sobre acolhimento, visitar experiências, comentar, provocar…compartilhar expectativas!! enfim, vamos qualificar nossa formação ampliando o diálogo com as vidas que pulsam nos territórios!
Amanhã teremos o convidado Vitor Venancio na aula, para conversarmos sobre a experiência da publicação ” ACOLHIMENTO HUMANIZADO EM UM POSTO DE SAÚDE URBANO DO DISTRITO FEDERAL” ( anexo)
Abraços, Claudia
Por Emilia Alves de Sousa
Olá Claudia,
Lendo o artigo sobre o acolhimento, parece que estou nos encontros com os profissionais do hospital que trabalho. Identifiquei na fala dos profissionais entrevistados uma realidade muito semelhante com a nossa, quando citam a gestão, a sobrecarga de trabalho pela carência de recursos humanos, a ambiência inadequada como situações que interferem na implementação do acolhimento/humanização no cuidado em saúde. Entretanto, embora os inúmeros problemas apresentados nos relatos dos ACS, existe uma disposição evidente em tratar os usuários de forma acolhedora, destacando questões importantes como o vínculo afetivo estabelecido entre profissionais e usuários, conhecendo-os, chamando-os pelos seus nomes, mantendo um bom relacionamento com eles e fomentando o empoderamento na produção de saúde. Muito bom.
Obrigada pelo compartilhamento do importante estudo!
AbraSUS!
Emília