Olá,
Passando para deixar alguns registros do nosso seminário que contou com 144 pessoas, entre profissionais e gestores da saúde, usuários do SUS, docentes e discentes da área da saúde das universidades federal e estadual, além das fauldades privadas, conselhos estadual de saúde e COSEMS.
Foi um dia muito produtivo, esclarecedor, onde a Palestrante Profª Dra Margarete Pereira da UFAL no presenteou relatando uma linha do tempo desde o movimento sanitário até os dias atuais, com riqueza de detalhes sempre relacionando a correlação de forças propria do nosso sistema capitalista e das relações de poder que permeiam em todos os espaços.
Alagoas vive momento político muito triste, onde há uma clara expressão do governo estadual, em parceria com a Assembléia legislativa, em não haver mais concurso público, fazendo opção pela contratação das OSs, além da escolha de tercerizar vários serviços de saúde como SAMU, Hospital Geral do Estado e Hospital IB Gatto, alegando incapacidade de financeira. Foi diante desta realidade que realizamos o V seminários para discutirmos Humanização da saúde, estamos na contramão da história e apesar disso tudo vivemos um grande aquecimento na procura pela PNH, está lá atras arduamente fomentada por todos que acreditam no SUS eficiente e de qualidade. E diante deste contexto, optamos por discutir o SUS enquanto Política Pública e trazer a plenária os rumos poucos transparente que nosso estado está trilhando e perguntado aos presentes: voces sabiam?????
Como produto, estamos no proximo dia 06/09 construindo coletivamente um documento que será assinado virtualmente por todos os presentes em repúdio a essa situação na gestão do SUS em Alagoas em parceria com CES e COSEMS.
Foi um dia FANTÁSTICO! Sou suspeita. kkkkkk
Por Colegiado Gestor do HILP
O SUS no cenário atual vem sofrendo várias ameaças de retrocesso, e movimentos como esse de envolvimento da população no debate da humanização da saúde, sem dúvida, amplia a participação popular e o controle social, e a garantia da sustentabilidade do SUS.
“Nenhum direito a menos.” O SUS é um patrimônio do povo brasileiro e ninguém tasca”
Parabéns aos organizadores do seminário pela realização exitosa do evento!