Grupo do Futebol: Relato de Experiência na Estratégia de Saúde da Família
Introdução
O grupo é uma parceria entre residentes, uma moradora, uma agente comunitária de saúde (ACS) e crianças, adolescentes e jovens do bairro. Tem como objetivos promover saúde, acompanhar o cotidiano de vida das pessoas e fortalecer os laços sociais e comunitários. Foram escolhidos para a sua realização os turnos da manhã e da tarde, afim de garantir o acesso e a participação no período inverso ao escolar. Também foi criado um termo de autorização assinado pelos responsáveis.
Metodologia
Projeto de Saúde no Território (PST): baseia-se na promoção de saúde, na participação social, na intersetorialidade e funciona como catalisador de ações locais para a melhoria da qualidade de vida e redução das vulnerabilidades num território determinado (BRASIL, 2010).
Resultados e Discussão
O grupo operou como um espaço de cooperação e aceitação do outro como legítimo outro na convivência (MATURANA, 2001). Além disso, participaram do projeto pessoas de outras micro-áreas que compõem o território de abrangência da Estratégia de Saúde da família.
Considerações Finais
O grupo se tornou uma oferta de cuidado da Estratégia de Saúde da Família e parte integrante de planos terapêuticos, contando com envolvimento familiar.
Referências
Por Emilia Alves de Sousa
Sem dúvida, uma bela iniciativa que além de produzir saúde, produz também vínculos afetivos e compromisso de coresponsabilidade nas práticas de cuidado.
Parabéns aos autores do projeto, e continue compartilhando conosco as informações!
AbraSUS!
Emília