Em meio a tantas más notícias, uma notícia alvissareira na nossa saúde pública piauiense que compartilho aqui na rede.
O Piauí registrou uma redução de 75,3% nos casos de dengue, em relação ao mesmo período de 2016. De 01 de janeiro a 22 de fevereiro deste ano, foram 160 casos notificados em 197 municípios. Os dados foram apresentados pela Sala Estadual de Coordenação e Controle das Ações de Enfrentamento à Microcefalia, da Secretaria de Estado da Saúde.
Os municípios que apresentaram maiores índices de notificações da doença foram Teresina (25), Picos (10), Esperantina (6), Geminiano (4) e Patos do Piauí (3). Em nenhum deles foi registrados casos de dengue grave ou com sinais de alarme.
As maiores incidências de dengue por 100 mil habitantes foram registradas nas cidades de Ribeiro Gonçalves (97,9), Geminiano (75,2), Patos do Piauí (63,9), Lagoa de São Francisco (60,5), Nossa Senhora de Nazaré (42,1).
Em relação à chikungunya, foram 40 casos, em seis municípios, aumento de 62,5% em relação ao mesmo período de 2016, sem registro de óbitos. Os dados da zika apontam quatro casos notificados no município de Teresina. Não foram registrados casos de microcefalia em 2017.
Por Samara Augusta
Portal da ASCOM
Por deboraligieri
As melhores notícias são sobre os dados negativos: ausência de casos de microcefalia e de febre amarela!
Fiquei curiosa pra saber se houve alguma estratégia regional adotada, há algum relato sobre como foi o enfrentamento e prevenção desses casos no Estado Emilia? Seria interessante conhecer melhor esta experiência exitosa!
Beijos,
Débora