Lei Seca: o efeito das multas na prevenção aos acidentes de trânsito
5 votos
Segunda matéria da série “Álcool e trânsito”, produzida pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – Icict/Fiocruz, intitulada “Lei Seca: o efeito das multas na prevenção aos acidentes de trânsito”, mostra os dados da penalização aos que dirigem alcoolizados no Brasil no período de 2011 a 2016, além de informações sobre as penalizações que outros países aplicam.
A matéria ouve Giseli Damacena, pesquisadora visitante do Laboratório de Informação em Saúde (LIS/Icict)/Fiocruz, e o coordenador-geral de Educação do Denatran, Francisco Garronce, que falam sobre o tema. Além disso, acompanha a matéria farto material de pesquisa, um gif animado com os dados e trecho de vídeo sobre o tema.
Para acessar a matéria na íntegra, clique aqui
Por Emilia Alves de Sousa
O Piauí ter ficado em último lugar com o registro de apenas 85 multas revela o que? O estado cometeu menos infrações, ou não está cumprindo o que prevê o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, em relação a Lei Seca?
Entretanto, vale lembrar que o governo piauiense nos últimos anos tem investido muito em campanhas preventivas de educação no trânsito contra o uso excessivo de álcool no volante, com o objetivo de reduzir os acidentes. Será que esse resultado não tem alguma relação com as campanhas educativas? É preciso que o DENATRAN analise melhor esses resultados e intensifique as campanhas educativas e a fiscalização do cumprimento da Lei Seca nos Estados!