Atividade sugerida para Disciplina SUS, da Residência Multiprofissional em Saúde da UFGD, ministrada pela docente Cátia Paranhos Martins .
O relato é sobre atividade realizada na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul pelo NASF em parceria com a ESF Cabeceira Alegre, ESF Elis Reny dos Santos e profissionais residentes da UFGD em comemoração a Semana do Dia Internacional da Mulher.
Durante o dia foi ofertado cuidado de coleta de preventivo, atendimento médico, atividades de recepção, reflexão sobre “ser mulher” e suas histórias bem como roda de conversa sobre sexualidades. A assistência integral à saúde da mulher pensa que esta não é limitada apenas a aspectos biológicos e nem somente saúde materna.
As atividades educativas tiveram enfoque em direitos sexuais e reprodutivos, questões de gênero, violência e empoderamento feminino junto à comunidade, utilizando linguagem e conversa simples e acessível a todas. É fundamental propiciar espaços para pensar saúde como dimensões de direito e cidadania.
Por Emilia Alves de Sousa
Vivemos numa sociedade machista, misógina, sexista…, e provocar esse debate nos espaços de saúde é muito importante para o fortalecimento de uma cultura de respeito e empoderamento da mulher.
AbraSUS!
Emília