Desde a Fundação do Gada no município de Cajazeiras, a realidade das pessoas com diabetes vem sendo modificadas, sob a fundação do jovem ativista Ronaldo Rodrigues de 23 anos, DM Tipo I desde o ano de 2012.
Fundada e atualmente presidida pelo mesmo, a instituição conseguiu avanços significantes para melhoria da saúde das pessoas com diabetes, a instituição conseguiu a sanção de três projetos de Lei a nível estadual ambos sancionados em vigor e que beneficia os diabéticos de todo estado da paraíba.
Assim como a sanção de três projetos de Lei no município e um que encontra-se na comissão de seguridade social na Câmara dos Deputados. Outro avanço foi a parceria firmada entre a instituição e o Hospital Universitário do município com a implantação do ambulatório multidisciplinar em diabetes que visa atender crianças e adolescentes com diabetes.
O jovem ativista conseguiu no ano de 2016 uma emenda parlamentar para execução de serviços de atendimento e a implantação de uma policlínica em parceria com a Faculdade Santa Maria, que busca atender a população de 15 municípios regionais no interior do estado paraibano.
O gada cajazeiras é uma das instituições que servem de exemplo na pratica da advocacy pelas várias ações judiciais visando a garantia dos insumos e de uma assistência digna para a população com diabetes.
A implantação de PCDT e regularização de atendimentos a exemplo do profissional de endocrinologia mostram a perseverança e a luta de um trabalho voluntário que fazem do jovem Ronaldo Rodrigues um ser iluminado e de uma áurea esplendida e humana.
Por deboraligieri
Ronaldo querido.
Seja muito bem-vindo à Rede HumanizaSUS! É uma grande alegria ter a sua companhia iluminada nessa nossa arena aberta e compartilhada de debates sobre saúde. Consolidar, registrar e ampliar a narrativa de um controle social exitoso como é o exercido através do GADA Cajazeiras é uma forma de fortalecer a defesa do SUS e da saúde pública, através do compartilhamento das experiências da sua participação super ativa na construção das políticas públicas de saúde de atenção às pessoas com diabetes. Que venham muitos outros relatos!
Abraços,
Débora