Documentário da VideoSaúde sobre tuberculose concorre em festival na Nicarágua
O documentário Herança Social, de Christian Jafas, realizado pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS), foi selecionado para a mostra competitiva do Festival de Cine, Ciudad y Arquitetura (Fecciarq), que será realizado no final de maio na Nicarágua.
A segunda edição do festival, sob o tema “Por cidades humanizadas e sustentáveis”, selecionou 23 filmes de curta e média metragem, apenas dois foram brasileiros. “É uma oportunidade para o filme circular além do setor saúde, ampliando o debate sobre a determinação social da saúde”, comemora o diretor.
“Herança Social” traz imagens de ontem e hoje, revelando que quase nada mudou quanto às condições de vida dos moradores de lugares onde os direitos fundamentais do ser humano não chegam, o que só faz crescer os casos de tuberculose numa das principais capitais do país, o Rio de Janeiro. A produção reafirma que hereditária é a situação social e não a doença”.
O documentário é um dos três que integram a série sobre Determinantes Sociais da Saúde, da VideoSaúde Distribuidora, lançada em julho de 2016, que está disponível no catálogo do Selo Fiocruz Vídeo e em DVD na Editora Fiocruz.
Assista o vídeo aqui
Por Emilia Alves de Sousa
Já se sabe que os determinantes sociais da saúde estão associados às condições de vida em que vivem as pessoas. E a tuberculose é uma das doenças que está fortemente relacionada às condições iníquas de vida. Pouco adianta tratar a doença sem melhorar os indicadores sociais da população. Ver esse documentário brasileiro que põe o dedo na ferida ser selecionado na 2ª edição do festival, que traz o tema: “Por cidades humanas e sustentáveis” é muito estimulante.
Parabéns aos autores do documentário!
Emília