Educação Permanente no Processo do Trabalho: Um novo Olhar
7 votos
Foi realizado em 2015 no Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina – Lacen em Florianópolis, uma pesquisa com o Título “Educação Permanente no Processo do Trabalho: Um novo Olhar”, onde as pesquisadoras utilizaram um questionário, abordando o tema Educação Permanente em saúde – EPS e Politica Nacional de Humanização – PNH. Nesse período a instituição contava com 173 colaboradores, onde 103 responderam ao questionário. O objetivo central era conhecer a satisfação dos colaboradores em relação aos processos de trabalho, bem como o seu entendimento sobre educação permanente. A EPS e a PNH estão em desenvolvimento na instituição e o questionário foi norteador para as ações decorrentes.
Por Emilia Alves de Sousa
Olá Adriana,
Muito legal a pesquisa revelando dados importantes sobre a percepção dos trabalhadores e gestores acerca da Educação Permanente, dos processos de trabalho, e como se sentem diante dos problemas existentes.
O trabalho em saúde assume cada vez mais um alto grau de complexidade, frente às mudanças demandadas, e o usuário também está ficando mais exigente em relação ao atendimento. Tal cenário pressupõe a necessidade do implemento de um programa de Educação Permanente nas unidades de saúde, que possibilite a atualização e capacitação permanente dos trabalhadores para um atendimento qualificado e humanizado às suas demandas.
Obrigada pela publicização da pesquisa aqui na Rede, o que será de muita valia para os interessados em avaliar e conhecer melhor o seu espaço/processos de trabalho e a qualificação dos trabalhadores envolvidos.
Compartilho aqui esta chamada para publicação de trabalhos científicos na área da educação e trabalho interprofissional em saúde, que talvez possa lhe interessar!
https://redehumanizasus.net/96543-chamada-publica-suplemento-educacao-e-trabalho-interprofissional-em-saude-no-brasil
AbraSUS!
Emília