Se a primeira coisa que você faz ao acordar é pegar o celular na mão e dar aquela passadinha pelas redes sociais para se atualizar do que está acontecendo no mundo, este Papo Saúde foi feito especialmente para você! Afinal precisamos refletir sobre o impacto que essas novas tecnologias trazem para a nossa vida, mudando constantemente nossa forma de agir, expressar nossas opiniões e nos relacionar com as outras pessoas. Mas o que pode caracterizar se estamos viciados ou dependentes das redes sociais? O que a Ciência vem dizendo sobre os aplicativos de interação social e a sua influência na saúde mental da população? A resposta para essas perguntas você encontra nesta edição do Papo Saúde!
O Papo Saúde é uma série de vídeos que aborda as novidades científicas e de políticas públicas na área da saúde. O objetivo é ampliar as reflexões e a compreensão sobre saúde e cidadania de forma descontraída, sem perder o foco no interesse público e na relevância das discussões propostas. Compartilhe o vídeo com a sua equipe e amigos!
Mande as suas sugestões de temas, críticas e correções para que continuarmos desenvolvendo um trabalho em sintonia com você! Acompanhe o Telessaúde SC no Facebook e também no nosso site.
Por Emilia Alves de Sousa
Ótimo tema para um debate. Vejo o computador com os seus diversos desdobramentos tecnológicos wébicos, incluindo as redes socias, como uma das maiores invenções da humanidade em todos os tempos. Surgiu para facilitar a vida das pessoas em todos os aspectos, mas a forma como muitos utilizam esta ferramenta é doentia, prejudicial à saúde em todos os níveis. Há poucos dias, vi uma reportagem sobre uma pessoa que dirigia usando o smartifone conetado no whatsapp, e terminou saindo da pista e caindo num buraco. E como este, são muitos os relatos de pessoas que, volta e meia, estão se dando mal por conta do uso exagerado e inadequado do celular. Muitas estão tão dependentes das redes socias que não conseguem se desgrudar delas um só instante. Certo dia estava numa churrascaria e ao lado da minha mesa havia um grupo de quatro pessoas, e para surpresa minha, quando olhei, as quatro estavam cada uma com seu smartifone, navegando provavelmente nas redes sociais, conclui. E intimamente perguntei: qual é a graça em sair em grupo para uma churrascaria e ficar cada um no seu celular sem conversar um com o outro? Muito louco isto!
Bom trazendo a questão para o pessoal, e tirando os excessos, gosto muito das redes sociais. Apesar de me deparar com muitas situações que me deixam deprimida, gosto muito de navegar nas redes sociais, e o saldo é mais positivo que negativo. Através delas me conecto com pessoas que fisicamente não teria esta possibilidade. Me informo, aprendo, me divirto, choro, sorrio, viajo, sonho, me distraio…