Situação de Saúde das populações do campo, das florestas e das águas 6 votos Outros LARISSA ADNA NEVES SILVA 28/08/2017 431 0 Coluna do Jornal de Santarém e do Baixo Amazonas. AbraSUS
Por Emilia Alves de Sousa
Oi Larissa,
Que bom vê-la de volta neste espaço compartilhando essa importante matéria sobre a situação de saúde das populações do campo e das florestas.
Você traz questões econômicas e socioambientais relevantes que são enfrentadas por essas populações, que produzem impactos negativos na qualidade de vida delas, o que amplia os fatores de risco à insalubridade, às endemias, à mortalidade infantil, dentre outros riscos de vulnerabilidades de toda ordem, que elas estão expostas pela falta de políticas de promoção de saúde mais consistentes.
Sabe-se da ampliação da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas, criada em 2011, para possibilitar o acesso aos serviços de saúde a essas populações marginalizadas e injustiçadas ao longo dos anos, entretanto o grande desafio é mobilizar todos os setores da sociedade para formular propostas de promoção à saúde com resolutividade e humanização, e que essas propostas/ações sejam monitoradas e avaliadas, e de fato garantidas pelas gestões.
Valeu pelo compartilhamento do artigo! Entretanto, para facilitar a leitura, principalmente dos míopes como eu, seria legal se você disponibilizasse o texto no Word, colocando a referência do jornal da publicação. O que acha?
AbraSUS!
Emília