HOSPITAL OU CAPS?
O hospital é o local que pessoas em crise portadoras de algum transtorno ou doença mental são levadas.
E depois do surto? O que acontece?
Essas pessoas são encaminhadas para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que atua na recuperação, reinserção social.
Mas será que é tão simples assim?. É lamentável, mas afirmo que ambos os locais de acolhimento não estão funcionando como deveria.
O hospital tem como objetivo realizar um tratamento que encerre com a crise naquele momento e muitas vezes para isso, os profissionais deixam de ser “humanos”. Tive oportunidade de conhecer um Instituto Psiquiátrico e por falta de auxílio financeiro muitos usuários dormem no chão, compartilham suas roupas perdendo sua identidade, já outros ficam presos em leitos… Onde está o TRATAR?.
Já o CAPS, apesar de estar preparado para receber esses usuários de modo mais “humanizado” também conta com algumas lacunas, entre elas está o despreparo em intervir em momento de crise.
Fica o meu apelo para os governantes que exerguem essa realidade e aos meus colegas de profissão… Vamos acolher essas PESSOAS com carinho, amor e RESPEITO!.
Por Raphael
Oi Sara,
Bem-Vinda à RedeHumanizaSUS!
Desejo que aqui você encontre um espaço para compartilhar experiências, conhecimentos e também dúvidas e angústias algumas vezes. Seu post é bem corajoso ao apontar fragilidades nos dois espaços tanto no Hospital Psiquiátrico, quanto no CAPS que avançaram muito ao proporcionar cuidado em liberdade aos chamados loucos. E com certeza nossos governantes precisam fortalecer as políticas públicas de saúde (saúde mental) para que alguns absurdos não aconteçam mais. Sigamos acreditando que é possível e vamos comemorar o Dia Mundial da Saúde Mental neste 10 de Outubro!
AbraSUS
Raphael